Exposição lembra a história da Sociedade das Nações
Jan 17, 2020 | Notícias
![The League of Nations Ass'n, 729 14th Street [Washington, D.C.]](https://ihc.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/2020/01/2020-01-17_Expo-SdN_1200x630-1024x538.jpg)
A exposição Sociedade das Nações (1920-1946): promessas e legados, sobre a história e os legados da Sociedade das Nações, será inaugurada no dia 21 de Janeiro, na Biblioteca Nacional de Portugal, com a coordenação científica de Pedro Aires Oliveira.
A mostra procura proporcionar uma visão internacional e transnacional da instituição, focando também o envolvimento de personalidades portuguesas na sua história — tanto as oficiais, como as da sociedade civil. A Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi criada em 1920 e deu origem, em 1945, à Organização das Nações Unidas (ONU). Constituiu uma primeira tentativa de dotar a sociedade internacional de um mecanismo de segurança colectiva que pudesse evitar uma catástrofe como a que teve lugar entre 1914 e 1918.
Pedro Aires Oliveira, explica que os principais objectivos da exposição são “dar a conhecer a um público mais amplo uma experiência realmente inovadora, o culminar de muitas reflexões e utopias que visaram tornar mais justas e pacíficas as relações entre comunidades” e também “criar um espírito cosmopolita que estimulasse a procura de soluções não-nacionalistas para problemas que afetam toda a humanidade”, bem como “estimular um maior interesse pela participação portuguesa na Sociedade das Nações, em muitos aspectos ainda mal conhecida”.
Do acervo da exposição fazem parte documentos e objectos do Arquivo da ONU em Genebra, do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Biblioteca Nacional. Estará patente entre os dias 21 de Janeiro e 24 de Abril de 2020, no horário de funcionamento da Biblioteca Nacional, com entrada livre.
Outras notícias
-
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025 -
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS -
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Notícias
Quintino Lopes convidado pelo ERC como revisor especializado
Out 3, 2025
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025
Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
Set 25, 2025
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades