Investigadores do IHC premiados pela Academia Portuguesa da História
Nov 18, 2019 | Notícias

A Academia Portuguesa da História anunciou os vencedores da edição 2019 dos seus vários prémios e dois investigadores do IHC foram agraciados: o ‘sénior’ Fernando Rosas e a ‘júnior’ Mariana Castro.
Fernando Rosas recebeu o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian, na categoria “História da Europa”, pelo livro Salazar e os Fascismos. Ensaio breve de história comparada (Tinta da China, 2019), uma obra que o autor descreveu como um “olhar retrospectivo sobre o regime salazarista e o mundo plúmbeo em que emergiu e se consolidou”.
Já Mariana Castro foi galardoada com o Prémio EMEL – História dos Caminhos, Percursos e Mobilidade, pela obra Contrabando e Contrabandistas. Elvas na Primeira Guerra Mundial (Imprensa de Ciências Sociais, 2019), resultado do seu trabalho de investigação de Mestrado. A “obra pretende ser um contributo para a história do contrabando em Portugal durante o século XX e promover a reflexão em torno das lógicas das economias ilegais realizadas em espaços de fronteira”.
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para 4 de Dezembro, às 15h00, no Palácio dos Lilases, ao Lumiar, em Lisboa. Ambos os prémios têm o valor pecuniário de dois mil euros.
Outras notícias
-
A exposição "Ceci n’est Pas Francisco" está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV -
O "Tombo I da Igreja de Machico" vai ser o mote para uma série de eventos culturais -
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pesquisa
Notícias
Marta Pinto Machado em dose dupla em Lisboa: MNAC e CCCV
Mai 14, 2026
A exposição “Ceci n’est Pas Francisco” está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV
Ainda há VINCULUM na Madeira
Mai 12, 2026
O “Tombo I da Igreja de Machico” vai ser o mote para uma série de eventos culturais
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”