João Madeira

História Política Comparada – Regimes, Transições, Colonialismo e Memória
Contacto:
jmmadeira@gmail.com
Biografia
Lisboa, 1955. Professor do Ensino Secundário. Director do Centro de Formação da Associação de Escolas do Alentejo Litoral.
Doutorado em História Política e Social Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa com a tese “O Partido Comunista Português e a Guerra Fria: «sectarismo», «desvio de direita», «Rumo à Vitória» (1949-1965)” (2011). Mestre em História Contemporânea (Secção do Século XX) pela FCSH da NOVA com a tese “Os Engenheiros de Almas. Os Intelectuais e o Partido Comunista (dos anos trinta a inícios de sessenta)” (1994). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1982).
Investigador integrado do Instituto de História Contemporânea da FCSH da NOVA. Integra o Grupo de Investigação de História Política Comparada – regimes, transições, colonialismo e memória e s grupos informais de Violência Política e Esquerda radical e transição Democrática. Integrada desde a fundação em 2015 o International Network of Political Violence. Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra e do Centro de Investigação em Educação e Formação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Membro cooptado do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2018-2020).
Áreas de Investigação
- História do Partido Comunista Português e dos Comunismos
- História das Oposições ao Estado Novo
- Violência Política no Século XX
- A Esquerda radical no processo de transição para a democracia (1974-1986)
Publicações destacadas
- Madeira, João, “Álvaro Cunhal e a tradição frentista. Singularidades, persistências e limites,” in Álvaro Cunhal – Política, História e Estética, coordenado por José Neves, 55-65. Lisboa: Tinta da China, 2013. [link]
- Madeira, João. História do PCP. Das origens ao 25 de Abril (1921-1974). Lisboa: Tinta da China, 2013. [link]
- Rosas, Fernando (Coord.), Irene Flunser Pimentel, João Madeira, Luís Farinha & Maria Inácia Rezola. Tribunais Políticos. Lisboa: Temas e Debates, 2009.
- Madeira, João. Os Engenheiros de Almas. O partido comunista e os intelectuais. Lisboa: Editorial Estampa, 1996.
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
setembro, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Conferência que tem por objetivo apresentar aspectos relacionados aos documentos manuscritos dos séculos XI-XV custodiados pelo Brasil. Com Igor Salomão Teixeira. As diferentes vidas dos manuscritos medievais
Ver mais
Detalhes do Evento
Conferência que tem por objetivo apresentar aspectos relacionados aos documentos manuscritos dos séculos XI-XV custodiados pelo Brasil. Com Igor Salomão Teixeira.
As diferentes vidas dos manuscritos medievais no Brasil:
da Real Biblioteca ao colecionismo
Igor Salomão Teixeira (UFRGS/CNPq)
Esta conferência de Igor Salomão Teixeira (UFRGS/CNPq) tem por objetivo apresentar aspectos relacionados com os documentos manuscritos dos séculos XI-XV custodiados no Brasil. Serão abordados temas como: manuscritos da real biblioteca, compras e doações de manuscritos entre os séculos XIX e XX no Brasil. Além disso, serão apresentados resultados parciais do projeto Manuscritos Medievais no Brasil: materialidades, circulação e tecnologias aplicadas.
Iniciativa conjunta do IHC e IEM da NOVA FCSH; e CLUL da FLUL.
Resumo:
Nesta conferência serão apresentados resultados parciais do projeto Manuscritos Medievais no Brasil: materialidades, circulação e tecnologias aplicadas. Trata-se de iniciativa inédita que, desde Novembro de 2025, reúne especialistas de diferentes domínios, como codicologia, paleografia, história, história da arte, património histórico, conservação e restauração. Até o presente momento, foram inventariados 46 manuscritos produzidos entre os séculos XII e XV. A maior parte deste corpus está na Biblioteca Nacional e no Arquivo Nacional (ambos no Rio de Janeiro) e na Universidade de Brasília-DF. Entre os documentos há predomínio dos livros de matéria religiosa, como os Livros de Horas do final do período medieval, e os códices com notação musical, como o Gradual, custodiado na Biblioteca de Obras Raras da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP). São documentos de tipos, características, idiomas e trajetórias diversas. Há documentos que foram trazidos para o Brasil no contexto da viagem da família real no início do século XIX e há documentos oriundos de doações nas instituições públicas, mas também os que foram comprados e são parte de colecções privadas. A conferência tem por objectivo, portanto, apresentar aspectos relacionados ao que na antropologia é definido como “vida social das coisas” e “biografia dos objetos”. Serão abordados temas como: manuscritos da Real Biblioteca, compras e doações de manuscritos entre os séculos XIX e XX no Brasil.
Sobre o orador:
Igor Salomão Teixeira é professor de História Medieval na Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Porto Alegre e coordenador do Laboratório CODEX: Circulação de Documentos e Estudos de Exemplares Manuscritos. O professor é bolsista de produtividade do CNPq e coordenador do projeto Manuscritos Medievais no Brasil: materialidades, circulação e tecnologias aplicadas. (Chamada: CNPQ/MCTI Nº 44/2024 – Faixa B – Grupos Consolidados. Processo: 404009/2025-5).
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Segunda-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea e Instituto de Estudos Medievais — NOVA FCSH e Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Notícias
IHC apoia exposição sobre a Guerra Civil de Espanha
Set 24, 2026
Exposição será inaugurada a 29 de Setembro na FCSH
IHC na Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 18, 2026
25 de Setembro, na Praça 1.º de Maio, das 17 às 22h
IHC renova os seus Órgãos Sociais e Coordenações
Set 15, 2026
Rui Lopes é o novo Presidente da Direcção do IHC
