O IHC na Festa dos Tabuleiros de Tomar

Jul 18, 2019 | Notícias

No âmbito de uma parceria do IHC com a Câmara Municipal de Tomar, as investigadoras do IHC Paula Godinho e Maria Alice Samara e o bolseiro André Camponês, fizeram uma “visita de estudo” à Festa dos Tabuleiros de Tomar, que decorreram no primeiro fim-de-semana de Julho.
Esta visita esteve enquadrada no projecto de investigação em curso sobre a história, a etnografia e o património da Festa dos Tabuleiros de Tomar, que tem como objectivo principal fazer o registo desta festividade no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Falámos com Maria Alice Samara, que nos conta sobre a festa: “Percorrendo as ruas da cidade de Tomar, observámos o minucioso e criativo trabalho que as transformou num cenário deslumbrante, feito a múltiplas mãos, com o envolvimento de vizinhos e da comunidade”.
Para além disso, a equipa visitou a exposição A Festa, o Saber e o Gesto… De 1884 aos dias de hoje (patente no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar), assistiu ao Cortejo do Mordomo, ao Cortejo Parcial dos Tabuleiros e ao Cortejo dos Tabuleiros. Sobre este último, Maria Alice realça: “De entre vários momentos memoráveis e de rara beleza, lembro o levantar simultâneo de todos os tabuleiros, depois da bênção, na praça da República. Ao som das badaladas dos sinos, e depois das indicações da mordoma, todas as jovens e mulheres levantam em sincronia os pesados tabuleiros, compostos de pão e flores, evocando o Espírito Santo. Evocam, num gesto, o modo como esta festa, vibrante de cor, se faz com o esforço de uma comunidade”.

 

Fotografias de Maria Alice Samara e Paula Godinho.

Outras Notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X