Maria Mota Almeida
Economia, Sociedade, Património e Inovação
Contacto:
mariamotal@gmail.com
Biografia
Maria Mota Almeida é equiparada a Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Tem trabalhos publicados na área da museologia, património e turismo cultural. Na área do turismo literário, tem desenvolvido uma investigação tendo por base a obra de António José Branquinho da Fonseca. É licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, Mestre em Museologia com a dissertação “A Realidade Museológica no Concelho de Sintra: contributo para o seu estudo” (2006) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Doutora em Museologia com a tese “Um Museu – Biblioteca em Cascais: pioneirismo mediado pela a ação cultural e educativa” (2013). É Investigadora Integrada do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Áreas de Investigação
- Turismo cultural
- Turismo literário
- Museus
- Património
Publicações destacadas
- Almeida, Maria Mota. Os Primeiros Cinquenta Anos do Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães – Cascais: Pioneirismo Mediado pela Ação Cultural e Educativa. Lisboa/Paris: Nota de Rodapé Edições, 2016. [excerto]
- Almeida, Maria Mota, ““Viagens na minha serra”: Percorrer a região do Caramulo na companhia de Branquinho da Fonseca,” in Literatura e Turismo: Viagens, relatos e itinerários, coordenado por Rita Baleiro, Sílvia Quinteiro e Isabel Dâmaso Santos, 61-78. Faro: Universidade do Algarve, 2016.
- Almeida, Maria Mota & José Pedro de Aboim Borges, “Turismo e Museus Locais: Desafios e inovações contemporâneas,” in Produtos, Mercados e Destinos Turísticos, organizado por Nuno Abranja, Ana Ricardo Marques, Ana Afonso Alcântara, Filipa Coelhoso, Ricardo Viseu Ferreira e Teresa Ribeiro, 396-426. Mangualde: Edições Pedago, 2016. [PDF]
- Almeida, Maria Mota & José Pedro de Aboim Borges. “Guias e monografias turísticas entre os anos de 1930 e 1950,” Tourism and Hospitality International Journal 3 (2014): 126-155. [PDF]
Projectos principais
- Co-cordenadora do projecto “De Marvão à Nazaré parando em Mortágua e Coimbra: criação de itinerários patrimoniais a partir da obra literária de Branquinho da Fonseca”, em conjunto com Luís Branquinho da Fonseca — Acolhido pelo IHC. 2013-
Pesquisa
Agenda
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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