Irene Flunser Pimentel
Cultura, Identidades e Poder
Contacto:
ireneflunserpimentel@gmail
Biografia
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mestre em História Contemporânea (século XX) e doutorada em História Institucional e Política Contemporânea, pela NOVA FCSH. É investigadora do IHC (NOVA FCSH) e coordenou, até 2012, o projecto, financiado pela FCT, «Justiça Política na Transição para a democracia em Portugal». Está a realizar um projecto de Pós-Doutoramento, aprovado pela FCT, «O processo de justiça política relativamente à PIDE/DGS, na transição para a democracia em Portugal». É autora e co-autora, entre outros, dos livros:
– História das Organizações Femininas do Estado Novo (2000, 2001)
– Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial (2006)
– A História da PIDE (2007)
– Mocidade Portuguesa Feminina (2007)
– Vítimas de Salazar (2007), co-autoria;
– Biografia de um Inspector da PIDE (2008)
– Fotobiografia de José Afonso (2009, 2010)
– Tribunais Políticos, co-autoria (2009)
– Cardeal Cerejeira (2010).
– A Cada um o seu Lugar (2011)
– Salazar, Portugal e o Holocausto (2013), co-autoria
– Espiões em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial (2013)
– Memória e Justiça Política, coord.e co-autoria (2013)
– História da Oposição à Ditadura em Portugal (2014)
– Mulheres Portuguesas (2015), co-autoria
– O Comboio do Luxemburgo (2016)co-autoria
Prémios:
– Carolina Michaelis, 1999
– Adérito Sedas Nunes, ICS, 2007
– Prémio Pessoa, Expresso e da Unysis, 2007
– Especial da Máxima, 2008
– Seeds of Science, 2009
– Ensaio da Máxima, 2011
– Chevalière de la Légion d´Honneur francesa.
Áreas de Investigação
- História contemporânea da ditadura
- História das mulheres
- História da II Guerra Mundial
- História da PIDE/DGS
Publicações destacadas
- Pimentel, Irene Flunser. História da Oposição à Ditadura. 1926-1974. Porto: Figuerinhas, 2014.
- Pimentel, Irene Flunser. Biografia de um Inspector da PIDE. Fernando Gouveia e o Partido Comunista Português. Lisboa: Esfera dos Livros, 2008. [link]
- Pimentel, Irene Flunser. A História da PIDE. Lisboa: Círculo de Leitores, 2007.
- Pimentel, Irene Flunser. Judeus em Portugal durante a Segunda Guerra Mundial. Em fuga de Hitler e do Holocausto. Lisboa: Esfera dos Livros, 2006. [link]
- Pimentel, Irene Flunser. História das Organizações Femininas do Estado Novo. Lisboa: Círculo de Leitores e Esfera dos Livros, 2000 e 2001.
Projectos principais
- Projecto individual de pós-Doutoramento “O processo de justiça política relativamente à PIDE/DGS, na transição para a democracia em Portugal” — Supervisionado por Fernando Rosas e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. 2013-2018
- Coordenadora do projecto “Justiça Política na Transição para a democracia em Portugal (1974-2008)” — acolhido pelo IHC – NOVA FCSH e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HIS-HIS/103286/2008). 2008-2012
Pesquisa
Agenda
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
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Sessão de cinema
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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