Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica

CEHFCI da Universidade de Évora

Grupo de Investigação: Ciência (CEHFCi-UÉ)

Coordenação: Maria de Fátima Nunes

Grupo CEHFCi da Universidade de Évora – pólo do IHC na Universidade de Évora (Alentejo), combinando a investigação de História Contemporânea, em perspectiva comparada, com zoom de investigação e formação avançada em Ciência, Estudos de História, Filosofia, Cultura Científica.

O grupo tem um coordenador, investigadores integrados (docentes universitários e aposentados), bolseiros investigadores pós-doutorais (quatro, em 2016), bolseiros de Doutoramento financiados pela FCT e estudantes de doutoramento de História e Filosofia da Ciência – Especialidade em Museologia com teses já defendidas/entregues, com regular actividade científica (seminários, jornadas de investigação, colóquios, workshops), resposta a chamadas nacionais/internacionais, revisão por pares, além das publicações, interagindo com unidades de Investigação nacionais de forma regular.

Este grupo de investigação tem ainda uma acção de iniciação à investigação nas licenciaturas da Universidade de Évora (UÉ), bem como um papel de enquadramento científico nos Mestrados de História da UÉ. Regular participação em actividades de ciência e cultura – outreach – tanto a nível nacional como na região do Alentejo, envolvendo investigadores de outros grupos de investigação do IHC – NOVA FCSH e de outras unidades de investigação. Tem ligações de trabalho com vários outros centros de investigação nacionais e internacionais.

Objectivos

A equipa consolidou eixos estratégicos inseridos numa estratégica que coloca Évora e Alentejo no Arco de Lisboa e na Estratégia do Atlântico [Fundação Calouste Gulbenkian, 2015].

• História da Ciência em contexto de interdisciplinaridade, na qual a agenda das invisibilidades em História e Filosofia da Ciência tem um papel estratégico na formatação de diferentes oututps científicos, além de várias teses de doutoramento em curso – HFC-Museologia.
  • Palavras-chave: inovação e desenvolvimento; patrimonialização; colecções; historiografia; memória; cultura; ideologia; ciência e relações internacionais; ciência e espaços coloniais.

Para a execução deste objectivos delineamos uma estratégia de crescimento e de internacionalização, na qual se insere o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC–UL) nosso parceiro científico estratégico, além de outras parcerias nacionais e internacionais, de forma a fazer convergir para a unidade IHC propostas de entendimento da modernidade e de contemporaneidade:

• Prática de investigação dentro do grupo alicerçada nos doutorandos de História e Filosofia da Ciência-Museologia, nos vários programas doutorais com intervenção CEHFCi-UÉ e nos Mestrados de História, de Património Cultural e de Science Education.
  • Reforçámos a internacionalização, levando os nossos estudantes de doutoramento – bolseiros e não bolseiros – a participarem activamente nesta estratégia, diversificando os fóruns de informação e de agenciamento científico na área de História e Filosofia da Ciência e Cultura Científica.
  • Fizemos convergir para a unidade IHC propostas de entendimento da modernidade e de contemporaneidade das sociedades actuais, com o core de investigação CEHFCi-UÉ a partir de trabalho concreto com autarquias – caso relevante com as Câmaras de Mértola, de Porto de Mós, da Batalha, da Figueira da Foz –, locais onde estabelecemos parcerias de trabalho, com outputs de diferentes tipologias.
  • O progressivo uso de Acesso Aberto à produção científica organizada ou realizada, que se traduz em websites de eventos realizados, na publicação em revistas Acesso Aberto e, por fim, em fazer depositar nos Repositórios institucionais da NOVA e da UÉ a produção científica dos investigadores. Devemos ainda sinalizar o esforço de os investigadores usarem research pages e education pages como páginas pessoais onde possibilitam a disseminação do trabalho financiado pelo IHC-CEHFCi-UÉ e FCT.
  • O cruzamento entre grupos de investigação do IHC, com mediação de estudantes doutoramento, ao ano de 2016, com estratégia de bolseiros IHC-CEHFCi.

Áreas de Investigação

▪ História da ciência e da cultura científica (séculos XVIII-XXI);
▪ História e Filosofia da ciência & tecnologia contemporânea;
▪ «Science & Education» – Culturais experimentais;
▪ Invisibilidades científicas – Biografias, instituições, objectos, colecções.

Todas
Livros IHC
Revista Praticas da História

CONTACTOS