junho, 2018

27jun6:00 pm8:00 pmDa ópera à revistaNovos Estudos & Novos Olhares Sobre a Cidade - II Ciclo6:00 pm - 8:00 pm Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Campo Grande 245, 1700-091 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Detalhe do cartaz da conferência

Ver mais

Detalhes do Evento

Sexta sessão do ciclo de conferências organizado por Daniel Alves (IHC) e Rosa Maria Fina (CLEPUL) e acolhido pelo Museu de Lisboa.

 

II Ciclo de Conferências
“Novos estudos & Novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril”

 

Da ópera à revista: o teatro em Lisboa nos séculos XVIII e XIX
Licínia Rodrigues Ferreira (CET-FLUL)

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, os espaços teatrais adquirem uma presença firme na geografia de Lisboa. Tomando como ponto de partida um desses espaços, o de mais duradoura existência, abordaremos a relação da atividade teatral com a cidade. O “velho” Teatro da Rua dos Condes, inaugurado em 1738 como casa de ópera, alcança a categoria de principal teatro público de Lisboa, e atravessa diferentes fases, para terminar, em 1882, rendido à revista. A opção pela ópera, pela comédia, pelo drama, ou outros géneros, implica a atenção de públicos diversos. O Teatro da Rua dos Condes conheceu um número crescente de casas concorrentes, em resultado da procura de divertimentos pelos lisboetas. Espetáculos, artistas e espectadores, por um lado, definem a vivência teatral lisboeta; por outro lado, é a cidade que os transforma.

 

Sobre a convidada:
É licenciada em Filosofia, diplomada em Ciências Documentais e mestre em Estudos de Teatro, com a dissertação intitulada Júlio César Machado cronista de teatro: os folhetins d’A Revolução de Setembro e do Diário de notícias. Investigadora do teatro em Portugal nos séculos XVIII e XIX. Encontra-se em fase de conclusão da tese de doutoramento, dedicada ao Teatro da Rua dos Condes.

 

Cartaz da conferência "Da ópera à revista: o teatro em Lisboa nos séculos XVIII e XIX"

 

ENTRADA LIVRE

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

Tempo

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Localização

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

Campo Grande 245, 1700-091 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Museu de Lisboa

X