Raquel Rato recebe financiamento da Gulbenkian
Dez 6, 2018 | Notícias

O projecto de história oral da investigadora Raquel Rato, intitulado “Palavras em Movimento: Testemunho Vivo do Património Cinematográfico”, foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas.
O objectivo fundamental do projecto é a recolha de memórias dos principais intervenientes do Cinema Novo português e, desta forma, revelar vivências a partir dos testemunhos orais e realçar realidades que raramente aparecem nos documentos escritos. Os materiais reunidos darão origem a uma plataforma digital com um arquivo audiovisual do cinema português.
Raquel Rato e a sua equipa – constituída pelos investigadores Luís Trindade e Caterina Cucinotta e o arquivista Manuel Mozos – pretendem, assim, resgatar a história cinematográfica portuguesa não oficial e divulgar o cinema português e os seus autores, através da promoção da investigação e publicações sobre esta temática, bem como da sua divulgação digital e junto do público escolar.
O projecto terá a duração inicial de doze meses e conta, como parceiros, com o Plano Nacional de Cinema da Direcção-Geral da Educação e a UNICAMP – Universidade Federal de Campinas.
Outras notícias
-
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford
Pesquisa
Notícias
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
IHC acolhe onze novos contratos permanentes
Jan 21, 2026
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas
Matt Cook é o IHC Visiting Scholar 2025-2026
Jan 13, 2026
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford