Quintino Lopes é um dos vencedores do Prémio A. H. de Oliveira Marques
Jun 12, 2025 | Notícias

O artigo “Armando de Lacerda and the Coimbra Phonetics Laboratory, 1930–1979: Cross-National Mobility and Exchange in a Global Context”, de Quintino Lopes, Francisco de Lacerda e Ana Simões, foi o vencedor da edição 2025 do Prémio A. H. de Oliveira Marques de História de Portugal.
Publicado na Centaurus — Journal of the European Society for the History of Science, o artigo relata a história e o impacto do Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra, considerado um dos mais avançados da Europa e que esteve em funcionamento entre 1936 e 1979. Devido “a um ambiente institucional frágil (e cada vez mais hostil)”, o laboratório não foi capaz de reproduzir as competências do seu fundador, Armando de Lacerda, a nível local. Em contrapartida, “serviu de trampolim para carreiras frutuosas e para a criação de novos laboratórios que alimentaram sucessivas gerações de peritos” a nível internacional.
O júri considerou que o artigo apresentou uma “narrativa convincente”, utilizando uma grande variedade de fontes que permitiu aos autores explorarem “as dimensões políticas e científicas que moldaram” a criação local do laboratório e “a sua relevância global para o campo interdisciplinar da fonética”. Acrescentou ainda que realçou “um caso de estudo pouco conhecido mas historicamente relevante” e que deu “um contributo significativo para a história da fonética enquanto campo interdisciplinar e, mais amplamente, para a história portuguesa e para a história da ciência e da tecnologia”.
O Prémio A. H. de Oliveira Marques é atribuído bianualmente pela Association for Spanish and Portuguese Historical Studies (ASPHS). Fizeram parte do júri desta edição Ana Rita Amaral (Utrecht University), Nuno Castel-Branco (University of Oxford) e Ernst Pijning (Minot State University). Foi anunciado durante a 54ª Conferência Anual da ASPHS, que decorreu na University of Maryland (EUA) entre 5 e 8 de Junho.
Já em 2019, um artigo de Márcia Gonçalves, à época investigadora do IHC, recebeu o mesmo prémio.
Outras notícias
-
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura -
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab
Pesquisa
Oportunidades
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Notícias
Publicação do TRANSMAT debate legados e responsabilidades de museus portugueses
Jan 7, 2026
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos
Pedro Cerdeira é o quarto vencedor do Prémio Amílcar Cabral
Jan 6, 2026
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura
IHC integra o projecto europeu TransatlanticLab
Dez 19, 2025
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab