Projecto promovido por Helena da Silva recolhe memórias da pandemia

Jul 10, 2020 | Destaque, Notícias

Foi hoje lançado o site do projecto Memória COVID, que pretende documentar a pandemia em curso de COVID-19 para memória futura, através de testemunhos que possam dar a conhecer como se vive e quais os efeitos desta na sociedade portuguesa.

Assim, como se pode ler no site, o projecto tem como objetivos “constituir um arquivo online e, posteriormente, uma coleção de livre acesso (repositório) que possa ajudar a refletir como a pandemia está a ser vivida em Portugal, nas suas várias dimensões, do espaço privado ao espaço público, da quarentena ao desconfinamento, da doença à cura”.

A iniciativa foi da historiadora da saúde Helena da Silva, que coordena este projecto após se ter dedicado ao estudo dos cuidados de saúde durante e após a Grande Guerra, e contou também com o apoio técnico do Laboratório de Humanidades Digitais do IHC.

Com esta lançamento, apelamos, então, ao envio de contribuições como fotografias, cartazes, sons, vídeos, histórias pessoais ou diários que revelem o impacto da pandemia de COVID-19 em Portugal. Para contar a sua história, siga este link.

O projecto está também presente no Facebook, onde irão sendo divulgados resultados.

 

Foto de Yohann LIBOT no Unsplash

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X