Novo projecto estuda arquivos do teatro em Portugal

Set 15, 2021 | Destaque, Notícias

O projecto Arquivar o Teatro, do qual o IHC foi uma das instituições proponentes, tem como objectivo identificar, mapear e estudar a situação dos arquivos do teatro em Portugal, de modo a estabelecer um plano de boas práticas que envolva uma rede de instituições.

Contando com diversos parceiros nacionais, incluindo os Teatros Nacionais Dona Maria Segunda e São João ou o Museu Nacional do Teatro e da Dança, e tendo como ponto de partida dois arquivos doados ao Centro de Estudos de Teatro (os arquivos do Teatro da Cornucópia e de Mário Barradas), o projecto vai procurar aprofundar a análise das políticas de conservação públicas e privadas, de modo a promover a preservação, acessibilidade e estudo dos arquivos teatrais. Quer também contribuir para a discussão sobre o papel do arquivo na construção da memória nas artes performativas.

Coordenado por Maria João Brilhante (Centro de Estudos de Teatro — FLUL) e pela investigadora do IHC Ana Bigotte Vieira, este foi um dos projectos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Concurso de Projetos IC&DT em todos os domínios científicos. Será desenvolvido ao longo de três anos.

 

Imagem: Teatro Nacional São João, Porto (Crédito: Associação de Turismo do Porto e Norte. CC BY-NC-SA 2.0)

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X