Novo mestrado Erasmus ‘History in the Public Sphere’
Jan 24, 2020 | Notícias

Decorreu esta semana, em Budapeste, a cerimónia da assinatura do programa Erasmus Mundus Plus ‘History in the Public Sphere’, do qual o IHC foi proponente e é participante.
O programa foca-se no modo como o passado é representado, contestado e negociado na esfera pública, explorando vários contextos desde o início do período moderno até o presente. Resultou de um consórcio entre a Central European University (CEU), a Tokyo University of Foreign Studies, a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Florença, e tem como parceiro o Institut National des Langues et Civilisations Orientales (Paris).
A aprovação do consórcio foi anunciada no passado mês de Julho e, desde então, os vários parceiros trabalharam na construção da oferta lectiva, na preparação dos processos de acreditação e na concepção de um website. Em breve, iniciar-se-á a fase de recrutamento de estudantes.
A participação de docentes e investigadores do IHC neste programa permitiu elevar o perfil internacional do instituto, estimulando também a interdisciplinaridade e abrindo perspectivas de networking académico e institucional. Para além disso, a estreita colaboração com a CEU, que desde 2017 tem sido alvo de pressões que visam o cerceamento da sua liberdade académica, reforça também a missão do IHC, FCSH e NOVA como instituições portadoras de uma visão global e cívica.

Cerimónia da assinatura do programa na Central European University (fonte).
Outras notícias
-
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 4ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2025
Notícias
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM
Cristina Nogueira — In Memoriam
Out 11, 2025
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
