Margarida de Magalhães Ramalho premiada pela APOM
Mai 30, 2018 | Notícias

A investigadora Margarida de Magalhães Ramalho foi uma das galardoadas pela edição de 2018 dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) pelo trabalho de investigação subjacente ao Museu Vilar Formoso, Fronteira da Paz, Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes.
O trabalho de investigação iniciou-se no final de 2012 e deu origem, em 2014, ao livro “Vilar Formoso Fronteira da Paz” (editado pela Câmara Municipal de Almeida); prosseguiu depois até 2017, culminando com a abertura do museu no mês de Agosto desse ano. Segundo a investigadora do IHC, o foco foi colocado “nas pessoas que passaram por Portugal na sua rota de fuga” e o objectivo, para além dos aspectos históricos, foi “encontrar o rasto de várias famílias que tivessem passado por Portugal.” Muitas dessas histórias estão relatadas no Museu e outras irão ser incluídas no site em construção.
A entrega dos prémios APOM 2018 decorreu na passada sexta-feira, dia 25 de Maio, no Museu dos Coches, em Lisboa, e contou com intervenções do Ministro da Cultura e do Presidente da República. Foram premiadas algumas dezenas de agentes e instituições de museologia portuguesa cujo trabalho se distinguiu ao longo do último ano. A lista completa dos premiados pode ser consultada aqui.
Outras notícias
-
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias” -
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução” -
"É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente" -
Membros da equipa estiveram na Cidade da Praia para o I Workshop de Escrita Radical Criativa do Projecto FILMASPORA -
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC -
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura
Pesquisa
Notícias
Nuno Silas expõe no MUHNAC
Abr 29, 2026
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias”
Pedro Cerdeira, Prémio Amílcar Cabral, em Lisboa
Abr 28, 2026
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução”
Fernando Rosas: o actor da história que estudou
Abr 23, 2026
“É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente”


