Leverhulme Trust traz Sanjay Seth ao IHC

Fev 26, 2023 | Notícias

Sanjay Seth, professor da Goldsmiths, University of London, chegou ao IHC para uma estadia, como investigador visitante, financiada pelo Leverhulme Trust, e cujo objectivo é questionar se a disciplina da história pode legitimamente desempenhar o papel de árbitro quando surgem controvérsias na vida pública de países colonizados e colonizadores.

“Este projecto examina os casos em que eventos e processos passados se transformam em debates públicos, de tal forma que a disciplina da história — à qual é atribuída a tarefa de representar o passado — se encontra desafiada por acesos protestos públicos que, muitas vezes, negam a disciplina como autoridade intelectual”, escreve Sanjay Seth num artigo publicado na Leverhulme Trust’s Annual Review. O investigador vai usar como casos de estudo a Índia (antiga colónia), Austrália (colónia de colonos) e Portugal (antigo colonizador).

Após completar a sua educação em Sidney e Camberra, Sanjay Seth ocupou cargos na Universidade de Sidney e na Universidade La Trobe (Melbourne), bem como uma Fellowship na Universidade de Tóquio. Desde 2007, é Professor Catedrático em Política na Goldsmiths, University of London. As suas repetidas viagens a Portugal, algumas das quais a convite do IHC, puseram-no em contacto com os debates públicos da história no nosso país, o que deu origem a este projecto e estadia mais prolongada.

Em 2022, a Imprensa de História Contemporânea publicou a sua colecção de ensaios “História e Pós-colonialismo. Ensaios sobre Conhecimento Ocidental, Eurocentrismo e Ciências Sociais”. O livro sugere que os conceitos e as categorias através das quais procuramos compreender o mundo nasceram no decurso da história moderna europeia e foram desenvolvidas para explicar esta história, nomeadamente para fazer sentido da transformação social e intelectual a que acabámos por chamar «modernidade». Encontra-se disponível, em acesso aberto, neste link.

Imagem: Sanjay Seth na apresentação do livro “História e Pós-colonialismo”, em Lisboa (Crédito: Diana Barbosa).