Leonor Areal revela imagens em movimento inéditas de Fernando Pessoa
Nov 9, 2023 | Notícias
Leonor Areal afirma ter encontrado raras imagens em movimento do poeta Fernando Pessoa num filme mudo, de 1913, digitalizado pela Cinemateca Portuguesa, no qual se vêem pessoas a sair de um concerto no antigo Teatro República, hoje Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.
Através do filme-ensaio Onde está o Pessoa?, escrito e realizado pela investigadora do IHC, acompanhamos o percurso de Leonor Areal na análise minuciosa da fita centenária, a par e passo dos achados, das dúvidas e das hipóteses que vai colocando — um percurso quase detectivesco onde, no meio da multidão das pessoas que saem do teatro, somos levados a procurar Fernando Pessoa. Pelo caminho, descobrimos outras personalidades da época, como Amadeo de Souza Cardoso, António Ferro, António Silva, Augusto Ferreira Gomes, Eduardo Viana, Ernesto Vieira, Florbela Espanca, Jorge Barradas ou Stuart Carvalhais — que nos remetem para a sociedade e as vivências da geração que haveria de marcar o modernismo em Portugal.
Em declarações à Agência Lusa, aquando da estreia do filme no passado mês de Junho, Leonor Areal afirmou que “é claro que não há nenhuma ciência que assegure isso, mas eu tenho essa convicção e dou ao espectador a possibilidade de confirmar, ou não, o que eu penso. Não sou dona da verdade, mas cada um terá a sua verdade”. Explicou também que escolheu a designação filme-ensaio “por nele reproduzir o percurso de descoberta e análise da película original, as minhas dúvidas e indecisões, ao mesmo tempo que apresento ao espectador as imagens de época que permitem identificar as pessoas filmadas”.
Onde está o Pessoa? vai ser, agora, exibido em dois festivais de cinema nacionais: Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, a 17 de Novembro (18h15); e Porto Post Doc, no Porto, a 19 e 23 de Novembro (17h e 17h15, respectivamente). No festival Caminhos do Cinema Português, Leonor Areal vai também apresentar a masterclass “Dar forma à matéria, no documentário”, às 15h do dia 11 de Novembro, “onde discutirá as possibilidades oferecidas pela matéria-prima no cinema documental e as soluções formais que a partir dela podem ser encontradas, discutindo as suas sugestões e implicações”.
Outras notícias
-
Abriu a exposição “O humor unido jamais será vencido”
-
Nota de pesar da Direcção do IHC pelo falecimento de António Pedro Vicente.
-
Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich
Pesquisa
Oportunidades
Programa “Doutor AP” — FCT
Prazo (IHC): 1 Dezembro 2024
Notícias
Paulo Jorge Fernandes leva a Revolução ao Museu Bordalo Pinheiro
Dez 20, 2024
Abriu a exposição “O humor unido jamais será vencido”
António Pedro Vicente — In Memoriam
Dez 16, 2024
Nota de pesar da Direcção do IHC pelo falecimento de António Pedro Vicente.
Resistir! Começou no CCB e chega ao Museu do Neo-Realismo
Dez 13, 2024
Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich