Jorge M. Pedreira recebe Prémio de História Júlio Fogaça

Dez 4, 2024 | Notícias

A Academia das Ciências de Lisboa atribuiu o Prémio de História Júlio Fogaça 2024 ex-aequo a Jorge M. Pedreira pelo ensaio inédito “Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa: Ordem social e sistemas de classificação – Revisitação de um problema historiográfico”. A outra premiada foi Beatriz Peralta García pelos três volumes “Obras de Ernesto da Silva, o apóstolo do socialismo” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023).

O ensaio de Jorge M. Pedreira, agora premiado, foi primeiramente apresentado como lição no contexto da prestação das Provas de Agregação em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), em Abril de 2024. O objectivo da lição era “analisar e discutir as principais características da estrutura da antiga sociedade portuguesa e em particular aquelas que, pela sua reprodução, constroem uma ordem social, em particular os sistemas de classificação”. Jorge M. Pedreira é Professor Associado com Agregação no Departamento de História da NOVA FCSH e investigador do IHC, onde se foca na história económica e social, bem como na sociologia histórica.

O Prémio Júlio Fogaça foi instituído pela Academia das Ciências de Lisboa em 2022, em cumprimento da vontade do testador Júlio de Melo Fogaça, e destina-se a galardoar ensaios sobre a História de Portugal, mais especificamente “obras e trabalhos que lancem nova luz sobre a evolução histórica do povo português, quer pela matéria apresentada, quer pelo tratamento dos dados colhidos”. Tem o valor monetário de 7500 euros e é atribuído anualmente.

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X