IHC reforça investigação sobre os trabalhadores forçados na Alemanha nazi
Jul 17, 2020 | Notícias

No âmbito do programa europeu “Europa para os Cidadãos — Memória Europeia”, o IHC viu aprovado o seu projecto “Portuguese and Spanish Forced Labourers under National Socialism: History, Memory and Citizenship”, coordenado por Cláudia Ninhos. Pouco dias antes, no contexto do Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto, o Conselho de Ministros e Ministério dos Negócios Estrabgeiros já haviam provado o projecto “Portugueses no Campo de Concentração de Mauthausen (1938 -1945)”, que tem como objectivo aprofundar o estudo dos portugueses que passaram pelo Campo de Concentração de Mauthausen.
Em conjunto, estes dois projectos constituem um estímulo significativo à investigação neste campo, já iniciada pela equipa liderada por Fernando Rosas, que havia identificado cerca de um milhar de portugueses vítimas do regime nacional-socialista, inicialmente financiada pela fundação alemã EVZ – Erinnerung, Verantwortung, Zukunft [Memória, Responsabilidade, Futuro].
No novo projecto transnacional, o IHC une-se a diversas instituições europeias para alargar o âmbito geográfico da investigação e, sobretudo, promover na sociedade o conhecimento sobre o trabalho forçado de portugueses e espanhóis durante o III Reich. Um dos objectivos principais do projecto é a elaboração de uma plataforma digital com informações dos portugueses e espanhóis que foram trabalhadores forçados durante esse período.
Para além disso, o projecto inclui também acções de formação para professores em Portugal e em Espanha, bem como a produção de material pedagógico. Para este objectivo, será fundamental a colaboração da Associação de Professores de História e dos parceiros alemães dos Arolsen Archives — International Center on Nazi Persecution — cujo serviço educativo tem desenvolvido materiais pedagógicos sobre o Holocausto e o trabalho forçado a partir da documentação que detêm provinda dos campos. Finalmente, será ainda organizada uma exposição sobre esta temática, a inaugurar em Paris.
Da equipa IHC fazem parte, para além de Cláudia Ninhos e Fernando Rosas, Ansgar Schaefer e António Carvalho, investigador associado e director do Museu Nacional de Arqueologia. São também parceiros do projecto a Universidade Autónoma de Barcelona, a Universidade de Paris 8 e o EUROM — European Observatory on Memories.
Outras notícias
-
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
-
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
-
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025
Pesquisa
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2025
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — SMS
Prazo: 25 Agosto 2025
Notícias
Ricardo Noronha lidera equipa que vai estudar ‘petromodernidade’
Jul 7, 2025
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT
Comunicado sobre as Demolições no Bairro de Santa Filomena
Jul 3, 2025
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
VINCULUM é reconhecido com Prémio da UE para a Ciência Cidadã
Jun 20, 2025
A candidatura do VINCULUM recebeu uma Menção Honrosa do Prémio da União Europeia para a Ciência Cidadã 2025