IHC-NOVA FCSH apresenta a História da Ciência Viva

Nov 25, 2016 | Notícias

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica – 24 de Novembro –, foram ontem apresentados os resultados do projecto dedicado à investigação sobre a história da Ciência Viva e à organização do seu acervo documental, que se traduzem no portal online do Arquivo Ciência Viva e na página web História da Ciência Viva (1996-2016).

O projecto resultou de uma parceria entre o Instituto de História Contemporânea (IHC) e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, estabelecida no âmbito das celebrações do vigésimo aniversário da Ciência Viva e que visa dar a conhecer a sua génese, as principais linhas de acção e a sua afirmação no contexto científico, tecnológico e educativo nacional.

Na página web agora apresentada pode ainda ler-se que se pretende “dar a conhecer a história da Ciência Viva apostando na utilização e progressiva disponibilização do seu espólio documental e iconográfico, apresentando um percurso de vinte anos ao serviço da difusão da cultura científica e tecnológica dos cidadãos e do desenvolvimento do ensino experimental das ciências, sem esquecer a sua integração numa conjuntura nacional e internacional mais ampla, da qual esta também é devedora.”

A coordenação científica do projecto esteve a cargo de Maria Fernanda Rollo, contando com a colaboração de Ana Azevedo e Ângela Salgueiro, e a colaboração técnica de Paula Meireles e Cátia Matias Trindade.