
O IHC, através do grupo de investigação interuniversitário “Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight” e em estreita colaboração com a Cinemateca Portuguesa, é um dos promotores do ciclo “Luz e Sombra — Representações da Idade Média no Cinema”, que vai decorrer durante o mês de Dezembro.
Segundo a organização, o “ciclo é um convite a uma viagem a um universo onde o fantástico, o lendário e o histórico se entrelaçam. Para o deleite do amador de géneros históricos, assim como do grande público.” A mostra inclui a projecção de 23 longas-metragens e uma sessão especial de curtas-metragens nacionais, com a presença dos realizadores João Pedro Rodrigues e Rita Azevedo Gomes. Inclui ainda uma oficina para crianças onde será recriado um scriptorium medieval e onde os participantes “poderão reproduzir algumas das letras iniciais mais belas que podemos encontrar nos manuscritos medievais portugueses, bem como experimentar a caligrafia dos escribas”.
Um dos critérios para a selecção das obras foi a relevância estética e temática dos filmes escolhidos, o que levou à inclusão de obras de alguns dos grandes realizadores da história do cinema, como Fritz Lang, Carl Theodor Dreyer ou Youssef Chahine. Outro importante critério foi a fuga ao eurocentrismo e, portanto, há filmes provenientes de 20 países diferentes, incluindo asiáticos, africanos e americanos. Para além disso, como realça a organização, através “da abordagem dos temas nos filmes selecionados, pretende-se ainda analisar a presença da Idade Média no cinema à luz de questões e desafios importantes para a sociedade contemporânea, entre as quais as de género, a religião ou a política”.
Na sessão de abertura, às 19h de 2 de Dezembro, será exibido o filme “Monty Python e o Cálice Sagrado”, realizado por Terry Gilliam e Terry Jones — “uma paródia dos filmes medievais como nenhuma outra antes ou depois o cinema já conheceu”. O programa completo do ciclo está disponível neste link.
Outras notícias
-
Victor Pereira foi um dos premiados com o Prémio Aristides de Sousa Mendes 2022.
-
Foi publicado o website do projecto Memória Oral da Diplomacia Portuguesa.
-
Nota de pesar da Direcção do IHC pelo falecimento de Fernando Ampudia de Haro.
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral 2022
Prazo: 31 Janeiro 2023
Técnico/a Superior — Gestão de Ciência
Prazo: 15 Dezembro 2022
Notícias
Victor Pereira recebe Prémio Aristides de Sousa Mendes
Dez 8, 2022
Victor Pereira foi um dos premiados com o Prémio Aristides de Sousa Mendes 2022.
IHC Contribui para Memória da Diplomacia Portuguesa
Dez 5, 2022
Foi publicado o website do projecto Memória Oral da Diplomacia Portuguesa.
Fernando Ampudia de Haro — In Memoriam
Dez 3, 2022
Nota de pesar da Direcção do IHC pelo falecimento de Fernando Ampudia de Haro.
CONTACTOS
HORÁRIO


