IHC promove ciclo na Cinemateca

Nov 29, 2022 | Destaque, Notícias

O IHC, através do grupo de investigação interuniversitário “Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight” e em estreita colaboração com a Cinemateca Portuguesa, é um dos promotores do ciclo “Luz e Sombra — Representações da Idade Média no Cinema”, que vai decorrer durante o mês de Dezembro.

Segundo a organização, o “​​ciclo é um convite a uma viagem a um universo onde o fantástico, o lendário e o histórico se entrelaçam. Para o deleite do amador de géneros históricos, assim como do grande público.” A mostra inclui a projecção de 23 longas-metragens e uma sessão especial de curtas-metragens nacionais, com a presença dos realizadores João Pedro Rodrigues e Rita Azevedo Gomes. Inclui ainda uma oficina para crianças onde será recriado um scriptorium medieval e onde os participantes “poderão reproduzir algumas das letras iniciais mais belas que podemos encontrar nos manuscritos medievais portugueses, bem como experimentar a caligrafia dos escribas”.

Um dos critérios para a selecção das obras foi a relevância estética e temática dos filmes escolhidos, o que levou à inclusão de obras de alguns dos grandes realizadores da história do cinema, como Fritz Lang, Carl Theodor Dreyer ou Youssef Chahine. Outro importante critério foi a fuga ao eurocentrismo e, portanto, há filmes provenientes de 20 países diferentes, incluindo asiáticos, africanos e americanos. Para além disso, como realça a organização, através “da abordagem dos temas nos filmes selecionados, pretende-se ainda analisar a presença da Idade Média no cinema à luz de questões e desafios importantes para a sociedade contemporânea, entre as quais as de género, a religião ou a política”.

Na sessão de abertura, às 19h de 2 de Dezembro, será exibido o filme “Monty Python e o Cálice Sagrado”, realizado por Terry Gilliam e Terry Jones — “uma paródia dos filmes medievais como nenhuma outra antes ou depois o cinema já conheceu”. O programa completo do ciclo está disponível neste link.

 

Cartaz do ciclo de cinema “Luz e Sombra — Representações da Idade Média no Cinema”, que vai decorrer na Cinemateca Portuguesa entre 2 e 30 de Dezembro de 2022. Inclui um fotograma, a preto e branco, do filme “Os Nibelungos”, realizado em 1924 por Fritz Lang, e que mostra um homem em tronco nu a cavalgar um cavalo branco numa floresta escura com troncos de árvores gigantes.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X