setembro, 2017
Detalhes do Evento
Primeira Conferência José Medeiros Ferreira, que marca o início do ano lectivo 2017/2018 do Curso de Doutoramento em História da NOVA FCSH, com David Priestland (University of Oxford)
Ver mais
Detalhes do Evento
Primeira Conferência José Medeiros Ferreira, que marca o início do ano lectivo 2017/2018 do Curso de Doutoramento em História da NOVA FCSH, com David Priestland (University of Oxford) como convidado.
Visions of October: 1917 from Bolshevism to Post-Crisis Capitalism
Porque é que a Revolução de Outubro teve um impacto tão grande na política do último século? A resposta não é tão óbvia como poderia parecer à primeira vista, porque esta revolução urbana (pelo menos inicialmente), com um apoio significativo dos operários industriais, inspirou movimentos revolucionários em sociedades e contextos culturais muito afastados dos de Petrogrado em 1917.
A conferência vai abordar esta questão argumentando que “Outubro de 1917” foi interpretado de uma série de formas diferentes e que estes vários “imaginários revolucionários” sofreram grandes alterações ao longo do tempo – particularmente no início do período estalinista, na era do nacionalismo anti-imperialista no Sul Global após a Segunda Guerra Mundial e no “1968 global”.
A conferência vai também explorar as formas como os críticos da Revolução, tanto conservadores como liberais, representaram e responderam à tradição revolucionário de Outubro de 1917. Por fim, vai ainda levantar a questão de se a recente crise global do capitalismo financiado tornou a Revolução Bolchevique novamente relevante para a política global.
Sobre David Priestland
David Priestland é professor de História na Faculdade de História da Universidade de Oxford. É especialista na história das duas grandes ideologias que marcaram o século XX: o comunismo e o neoliberalismo, com ênfase nas regiões comunistas e pós-comunistas. A sua investigação centrou-se inicialmente na história da União Soviética, sobretudo nas relações entre ideologia, política e cultura política no período entre-guerras e na origem da repressão estalinista do final da década de 1930.
Expandiu depois a sua área de estudo para a história global do comunismo, publicando a obra de referência ‘A Bandeira Vermelha. História do Comunismo‘ em 2010 (editada em Portugal em 2013 pela Texto Editora). Mais recentemente, passou a dedicar-se ao estudo do neoliberalismo desde a década de 1970, tendo já publicado, em 2012, um livro sobre esse tema: ‘Merchant, Soldier, Sage: A New History of Power‘ (editado no Brasil pela Companhia das Letras em 2014: ‘Uma Nova História do Poder.
Comerciante, Guerreiro, Sábio’). A obra trata a ascensão das culturas de mercado na história global e a sua competição com outros sistemas de valores, procurando reconciliar a história cultural com uma aproximação histórico-sociológica ao tema. Actualmente, centra a sua atenção na história do neoliberalismo no mundo pós-comunista, uma vez mais, explorando o modo como as ideias e práticas de mercado interagem com os competidores.
Esta conferência encontra-se também integrada no programa de comemorações do Centenário da Revolução de Outubro.
Tempo
(Sexta-feira) 5:00 pm - 7:00 pm UTC+00:00
Localização
Lisboa | FCSH-UNL