junho, 2024

20jun(jun 20)4:00 pm22(jun 22)5:00 pmLa Vinculación en el Atlántico Ibérico4:00 pm - 5:00 pm (22) Universidade de La Laguna, Calle Padre Herrera — 38200 La Laguna, Santa Cruz de TenerifeTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário “La Vinculación en el Atlántico Ibérico: Nuevas Líneas de Investigación”

Encontro dedicado ao fenómeno da vinculação na área do Atlântico Ibérico, co-organizado pelo projecto VINCULUM e a Universidad de La Laguna.

La Vinculación en el Atlántico Ibérico:
Nuevas Líneas de Investigación

O seminário “La Vinculación en el Atlántico Ibérico: Nuevas Líneas de Investigación”, organizado pelo projeto VINCULUM e pela Universidad de La Laguna, contará com a participação de vários investigadores/as que debaterão a instituição dos vínculos no espaço atlântico, entre os quais se destaca a investigadora principal do projecto, Maria de Lurdes Rosa, e os investigadores/as Arthur Curvelo, Maria Teresa Oliveira, Miguel Geraldes Rodrigues e Miguel Ayres de Campos.

Durante estes dias, o evento pretende discutir o fenómeno da vinculação entre os séculos XIV e XVIII, não só no reino mas também nos territórios ultramarinos portugueses: no Vale do Lima, a importância da casa senhorial e da sua preservação, nomeadamente através do turismo. Nos Açores, a caracterização da vinculação instituída no arquipélago. No Brasil, o impacto da guerra holandesa na organização vincular das capitanias do norte. Em Cabo Verde, a criação e adaptação da vinculação, cuja implementação está ainda pouco estudada. E, por fim, em São Tomé e Príncipe, onde o fenómeno vincular carece também de mais estudos, mas nem por isso deixa de ter eco na base de dados do VINCULUM, graças à documentação presente em diversos arquivos portugueses.

Para além do trabalho desenvolvido pelo VINCULUM, este seminário contará também com contribuições trazidas por dois outros projectos internacionais: o projeto Haciendas (Universidad de La Laguna, Tenerife), que estuda a relação entre os vínculos e a criação de explorações agrícolas de alto rendimento, e o projeto ERC IberLAND, que estuda o fenómeno da vinculação no mundo ibérico e procura fornecer uma nova história, “não eurocêntrica”, do desenvolvimento da posse da terra numa perspectiva global.

O encontro terminará no dia 22, com uma visita cultural à Ruta de las Haciendas.

Cartaz e programa do seminário “La Vinculación en el Atlántico Ibérico: Nuevas Líneas de Investigación”. 20 a 22 de Junho de 2024, no edificó de Geografia e História da Universidad de La Laguna, em Tenerife.

20 (Quinta-feira) 4:00 pm - 22 (Sábado) 5:00 pm

Universidade de La Laguna

Calle Padre Herrera — 38200 La Laguna, Santa Cruz de Tenerife

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa e Universidad de La Laguna