novembro , 2025

11nov6:00 pm8:00 pmUncle C — Uma Trajectória de Vida a RegistarMasterclass6:00 pm - 8:00 pm Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 14 - 1200-005 LisboaTipologia do Evento:Outros

Fotografia do Corsino Furtado com uma câmara fotográfica na mão

Ver mais

Detalhes do Evento

Masterclass organizada no âmbito do projecto FILMASPORA, com Corsino Furtado e Maíra Zenun, sobre o seu projecto de tratamento do arquivo fílmico de Corsino (aka Uncle C).

 

Uncle C — Uma Trajectória de Vida a Registar

 

Conversa com Corsino Furtado e Maíra Zenun; moderação de Ana Rita Alves

Esta aula traz para o centro da discussão a ideia do cinema enquanto ferramenta de trabalho colectivo e estratégia de transformação social, através do diálogo entre Corsino Furtado aka UNCLE C, e Maíra Zenun, especialista em cinemas negros, que nos últimos seis meses estabeleceram uma parceria de trabalho e criaram o argumento fílmico intitulado “E QUANDO TUDO ACABAR?”, novo projecto cinematográfico de ambos, que surge a partir do trabalho colectivo desenvolvido pela equipa do projeto FILMASPORA, acolhido pelo IHC.

Corsino Furtado é um nome incontornável na documentação do Hip Hop na Europa (Holanda, Portugal, Espanha, França) e em Cabo Verde, tendo construído um arquivo valioso ao dar visibilidade a uma arte sistematicamente marginalizada. Paralelamente, tem se dedicado a filmar o surgimento e o quotidiano de diversas comunidades periféricas da Área Metropolitana de Lisboa, em especial o Bairro de Santa Filomena, onde viveu, registando momentos de convívio, festas, hortas, brincadeiras de rua e os impactos das demolições ilegais promovidas pela Câmara Municipal da Amadora na história de vida das pessoas. Em colaboração com a realizadora, artista visual e socióloga Maíra Zenun, Corsino tem revisitado este acervo para construir uma cartografia sensível deste espaço urbano — em relação às muitas fronteiras tangíveis e intangíveis que existem —, não com um olhar nostálgico para o passado, mas como uma forma de reinscrever o presente de um território em constante transformação.

Nesta masterclass, que será conduzida pela antropóloga Ana Rita Alves, Corsino Furtado e Maíra Zenun irão partilhar o método que estão a criar para organização, curadoria e activação deste arquivo, somado aos desafios de construir uma narrativa audiovisual [comum], que inclua a população africana, afro-descendente e periférica na identidade cultural de Portugal, a partir do [simples] gesto de arquivar e reactivar memórias coletivas.

 

 

Cartaz da conversa “Uncle C — Uma Trajectória de Vida a Registar”, com Corsino Furtado e Maíra Zenun. Moderação de Ana Rita Alves. 11 de Novembro de 2025, às 18 horas e 30 minutos, no grande auditório da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Largo da Academia Nacional de Belas Artes). Evento integrado no projecto Filmáspora. O cartaz inclui uma fotografia de Corsino Furtado com uma câmara fotográfica na mão.

 

Tempo

(Terça-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Localização

Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 14 - 1200-005 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes — FBAUL

X