junho, 2023

02jun2:00 pm4:00 pmPaisagem, turismo e desenvolvimento localSeminário IN2PAST2:00 pm - 4:00 pm Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Rua da Universidade — 4710-057 BragaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do cartaz do quarto seminário do Intopast, dedicado aos Projetos Exploratórios que decorrem em 2023. Título: “Paisagem, turismo e desenvolvimento local: Os impactes de passadiços, miradouros e baloiços no interior de Portugal”. Orador: António Azevedo. Comentários de Amélia Frazão-Moreira. O cartaz inclui uma fotografia dos passadiços do Mondego em Fevereiro de 2023, da autoria de Francisco Freire.

Quarto seminário do Laboratório Associado IN2PAST, dedicado aos Projetos Exploratórios que decorrem em 2023. IR: António Azevedo.

Paisagem, turismo e desenvolvimento local:
Os impactes de passadiços, miradouros e baloiços no interior de Portugal

Apresentação de António Azevedo (IR; Lab2PT — Universidade do Minho) e demais equipa do projecto: Francisco Freire e Luís Silva (CRIA — NOVA FCSH), Rute Matos e Aurora Carapinha (CHAIA — Universidade de Évora).

Comentários de Amélia Frazão-Moreira (CRIA — NOVA FCSH)

Nos últimos anos, temos assistido à instalação de passadiços, miradouros e baloiços um pouco por todo o território nacional, tendo em vista o aumento da atractividade turística dos seus locais de implantação e dos respectivos municípios. Os impactes locais, assim como o perfil dos utilizadores destes equipamentos permanecem inexplorados na literatura académica.
Este projeto exploratório visa colmatar esta lacuna de conhecimento, mediante o estudo das repercussões dessas construções em termos socio-económicos, ambientais, turísticos, culturais e paisagísticos a nível local, bem como do perfil socio-demográfico dos visitantes.

1. Que estratégias subjazem à implementação generalizada destas estruturas por parte dos poderes locais?
  2. Que impactos têm estes novos elementos construídos para as populações locais e para os visitantes (ao nível da transformação destas paisagens, dos seus valores ecológicos, históricos, culturais e sensoriais/de percepção)?
  3. De que forma deve ser entendida a implantação estes equipamentos no quadro das políticas públicas associadas ao desenvolvimento sustentável (isto é: valorizando os locais e comunidades alvo destas intervenções, integrando-as em lógicas que qualificam a paisagem como espaço de usufruto não apenas das comunidades locais, mas também como pólos de atracção de visitantes, possivelmente geradores de novas dinâmicas económicas nas localizações alvo)?

Na sequência da realização de diversas entrevistas junto dos stakeholders ligados aos casos de estudo e dos questionários aplicados aos visitantes dos passadiços do Mondego e do Paiva, neste seminário serão apresentados alguns resultados que resultam de uma análise preliminar dos conteúdos e dados disponíveis.

ENTRADA LIVRE

🔗 Link para a sessão via Zoom

Cartaz do quarto seminário do Intopast, dedicado aos Projetos Exploratórios que decorrem em 2023. Título: “Paisagem, turismo e desenvolvimento local: Os impactes de passadiços, miradouros e baloiços no interior de Portugal”. Orador: António Azevedo. Comentários de Amélia Frazão-Moreira. 2 de Junho às 14 horas, no Anfiteatro II da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Gualtar. O cartaz inclui uma fotografia dos passadiços do Mondego em Fevereiro de 2023, da autoria de Francisco Freire.

(Sexta-feira) 2:00 pm - 4:00 pm

Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Gualtar