junho, 2024

28jun2:00 pm4:00 pmOs scholars e a "economia antiga"A investigação nos arquivos do historiador Moses Finley2:00 pm - 4:00 pm Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83 — 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Conferência

Faixa ilustrativa do ciclo de duas conferências

Ver mais

Detalhes do Evento

Primeira conferência do ciclo “A investigação nos arquivos do historiador Moses Finley (Finley papers, Cambridge)“, com Miguel Palmeira (Universidade de São Paulo).

 

Os scholars e a “economia antiga”:
lógica e sócio-lógica de uma controvérsia erudita

 

Este trabalho propõe revisitar um debate que estudiosos do mundo antigo consideram especialmente significativo na sua área de actuação: as discussões travadas na segunda metade do século XX sobre a natureza da economia greco-romana antiga e sobre as formas adequadas de abordá-la. Estruturado em torno de pares de opostos teóricos (“primitivistas” versus “modernistas”, oposição principal que se desdobra em uma série de antagonismos homólogos), o debate é sucessivamente invocado como uma armadilha conceptual, i.e., como obstáculo ao avanço das pesquisas de história económica antiga.

Em diálogo com a literatura sobre controvérsias científicas e filosóficas, analisam-se aqui os expedientes que imprimem ao debate uma sócio-lógica própria e instauram as condições de sua reprodução. Argumentar-se-à que a fixação de uma dicotomia fundadora (a controvérsia Bücher-Meyer, de fins do século XIX) opera como elemento catalisador das discussões e condena toda e qualquer tentativa expressa de superação da dicotomia a uma assimilação ritual a uma das partes “originárias” da disputa. Os dados para análise serão construídos pelo exame de textos publicados da historiografia económica referente à Antiguidade Clássica e cartas trocadas entre os investigadores envolvidos nesta polémica.

 

Sobre o orador:
Miguel Palmeira é professor de teoria e metodologia da História na Universidade de São Paulo. É autor de Moses Finley e a economia antiga: a produção social de uma inovação historiográfica (Intermeios, 2018), entre outros trabalhos de história da historiografia e das ciências sociais que enfatizam os laços entre actividade intelectual e experiência social. Actualmente, é editor-chefe da Revista de História, publicação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

 

Comentários de Ricardo Noronha (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Organização de Felipe Brandi (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

 

Cartaz do ciclo de duas conferências "A investigação nos arquivos do historiador Moses Finley (Finley papers, Cambridge)”, apresentadas por Miguel Palmeira (Universidade de São Paulo). Local: Sala de Formação da Biblioteca Nacional de Portugal. Entrada livre. Primeira conferência: “Os scholars e a "economia antiga": lógica e sócio-lógica de uma controvérsia erudita”, 28 de Junho às 14 horas. Segunda conferência: “Pensar obras e trajetórias a partir de arquivos pessoais: considerações sobre os Finley Papers”, 1 de Julho às 14 horas. O cartaz inclui uma fotografia de Moses Finley.

 

Tempo

(Sexta-feira) 2:00 pm - 4:00 pm

Localização

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83 — 1749-081 Lisboa

Organizador

X