junho, 2024

Detalhes do Evento
Primeira conferência do ciclo "A investigação nos arquivos do historiador Moses Finley (Finley papers, Cambridge)", com Miguel Palmeira (Universidade de São Paulo). Os scholars e
Ver mais
Detalhes do Evento
Primeira conferência do ciclo “A investigação nos arquivos do historiador Moses Finley (Finley papers, Cambridge)“, com Miguel Palmeira (Universidade de São Paulo).
Os scholars e a “economia antiga”:
lógica e sócio-lógica de uma controvérsia erudita
Este trabalho propõe revisitar um debate que estudiosos do mundo antigo consideram especialmente significativo na sua área de actuação: as discussões travadas na segunda metade do século XX sobre a natureza da economia greco-romana antiga e sobre as formas adequadas de abordá-la. Estruturado em torno de pares de opostos teóricos (“primitivistas” versus “modernistas”, oposição principal que se desdobra em uma série de antagonismos homólogos), o debate é sucessivamente invocado como uma armadilha conceptual, i.e., como obstáculo ao avanço das pesquisas de história económica antiga.
Em diálogo com a literatura sobre controvérsias científicas e filosóficas, analisam-se aqui os expedientes que imprimem ao debate uma sócio-lógica própria e instauram as condições de sua reprodução. Argumentar-se-à que a fixação de uma dicotomia fundadora (a controvérsia Bücher-Meyer, de fins do século XIX) opera como elemento catalisador das discussões e condena toda e qualquer tentativa expressa de superação da dicotomia a uma assimilação ritual a uma das partes “originárias” da disputa. Os dados para análise serão construídos pelo exame de textos publicados da historiografia económica referente à Antiguidade Clássica e cartas trocadas entre os investigadores envolvidos nesta polémica.
Sobre o orador:
Miguel Palmeira é professor de teoria e metodologia da História na Universidade de São Paulo. É autor de Moses Finley e a economia antiga: a produção social de uma inovação historiográfica (Intermeios, 2018), entre outros trabalhos de história da historiografia e das ciências sociais que enfatizam os laços entre actividade intelectual e experiência social. Actualmente, é editor-chefe da Revista de História, publicação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Comentários de Ricardo Noronha (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Organização de Felipe Brandi (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Tempo
(Sexta-feira) 2:00 pm - 4:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa