junho, 2022

09jun5:30 pm7:00 pmLes portugais victimes du nazismeConferência5:30 pm - 7:00 pm Ministério dos Negócios Estrangeiros, Biblioteca da Rainha, Palácio das Necessidades, Largo das Necessidades — 1350-215 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Cartaz da conferência

Conferência de Alain Alexandra sobre os portugueses que se encontram na Divisão dos Arquivos das Vítimas dos Conflitos Contemporâneos em França.

Alain Alexandra
(Division des archives des victimes des conflits contemporains)

A Divisão dos Arquivos das Vítimas dos Conflitos Contemporâneos (DAVCC) é responsável pela salvaguarda de documentação relativa a 5 milhões de vítimas civis e militares das duas guerras mundiais e de conflitos posteriores. A origem destes fundos remonta à Primeira Guerra Mundial, com a criação da menção “morto pela França” e de pensões destinadas às vítimas de guerra. A partir de 1940, o fundo passou a estar dependente da administração dos antigos combatentes, tendo sido integrado no Ministério da Defesa e, depois, integrado no Serviço Histórico da Defesa. Os ficheiros e dossiers incluem documentos pessoais que se destinavam à recolha de informação com vista à emissão de certidões de óbito e desaparecimento, atribuição da menção “Morto pela França”, ao repatriamento, exumação e devolução de corpos, à atribuição do título de deportado ou internado resistente ou político ou, entre outras funções, à atribuição de pensões. Para a investigação, estes fundos têm-se revelado essenciais no que diz respeito à reconstituição das histórias de vida das vítimas dos conflitos contemporâneos.

A conferência vai ter lugar na Biblioteca da Rainha — Instituto Diplomático, no Ministério dos Negócios Estrangeiros (com entrada pelo Largo das Necessidades).

Inscrições obrigatórias até às 17h de dia 8 de Junho via dab@mne.pt

A iniciativa está enquadrada no projecto “Portuguese inmates in Nazi Concentration Camps“, financiado pela FCT no âmbito do programa Nunca Esquecer.

Cartaz da conferência "Les portugais victimes du nazisme dans les archives de la Division des archives des victimes des conflits contemporains (DAVCC)", com Alain Alexandra. 9 de Junho de 2022 às 17 horas e 30 no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Inscrições obrigatórias para dab@mne.pt

(Quinta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm

Ministério dos Negócios Estrangeiros, Biblioteca da Rainha

Palácio das Necessidades, Largo das Necessidades — 1350-215 Lisboa