novembro , 2021

22nov4:00 pm6:00 pmA permanente negociaçãoSeminário de investigação4:00 pm - 6:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do cartaz do seminário de investigação

Ver mais

Detalhes do Evento

Seminário de investigação do grupo de História Política Comparada. Com Pedro Cerdeira, sobre sobre os regulados na Guiné-Bissau no período do colonialismo tardio.

 

A permanente negociação:
administradores e régulos no concelho de Cacheu (Guiné-Bissau, 1961-1974)

 

Esta comunicação debruça-se sobre os regulados na Guiné-Bissau no período do colonialismo tardio (1961-1974), a partir do caso do concelho de Cacheu. Os regulados (chefaturas africanas) são uma criação do estado colonial a partir da apropriação de estruturas de poder locais, de forma a possibilitar a concretizar a presença de uma administração com poucos recursos. Assim, os régulos ocupam um lugar intermédio entre a administração colonial e as populações colonizadas, devendo colaborar em tarefas como o recenseamento da população e a cobrança de impostos. Em primeiro lugar, vou apresentar a criação dos regulados na Guiné-Bissau e as alterações que a instituição sofre com a abolição do indigenato, em 1961. Em segundo lugar, analiso as estratégias de cooptação postas em práticas pelo estado colonial para a promoção da lealdade e obediência dos régulos. O estado colonial compromete os régulos em tarefas como a cobrança de impostos, da qual eles beneficiam diretamente, recebendo percentagens dos impostos que ajudam a coletar. Finalmente, irei apresentar algumas trajetórias individuais de régulos, como forma de demonstrar que as posturas assumidas por estes indivíduos são múltiplas. As ambiguidades dos régulos relativamente ao estado colonial e ao contexto em que se movem obrigam a
uma permanente negociação da sua posição.

 

Orador: Pedro Cerdeira (Universidade de Genebra)
Chargé d’enseignement na Universidade de Genebra (Suíça), onde se encontra a terminar o doutoramento em história sobre a administração local na Guiné-Bissau no período do colonialismo tardio.

 

Comentadora: Aurora Almada e Santos (IHC — NOVA FCSH)
Investigadora doutorada do IHC — NOVA FCSH. O seu eixo de investigação é a descolonização portuguesa.

 

Cartaz do seminário de investigação "A permanente negociação: administradores e régulos no concelho de Cacheu (Guiné-Bissau, 1961-1974)"

 

Tempo

(Segunda-feira) 4:00 pm - 6:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Organizador

X