outubro, 2023
Detalhes do Evento
Congresso com o objectivo de aprofundar o debate sobre processos de patrimonialização da memória da resistência política no século XX à escala global. A Musealização da Resistência Política do
Ver mais
Detalhes do Evento
Congresso com o objectivo de aprofundar o debate sobre processos de patrimonialização da memória da resistência política no século XX à escala global.
A Musealização da Resistência Política do Século XX
Este congresso tem como objectivo partilhar estudos de caso e aprofundar o debate teórico sobre processos de patrimonialização da memória da resistência política no século XX à escala global.
A memória do passado é elaborada dentro dos quadros sociais que fazem o presente. Ao longo das últimas décadas e anos, têm proliferado as instituições de memória relativas à história do século XX, assim como os estudos sobre processos de patrimonialização que ocorrem em contexto museológico, considerando aspectos como a conservação e produção de memória e o tratamento arquivístico e curatorial nas suas dimensões técnicas, estéticas e éticas.
A realizar em Outubro em Peniche, na cidade onde surgiu o Museu Nacional Resistência e Liberdade, no lugar de uma antiga cadeia da ditadura portuguesa do Estado Novo, este congresso pretende interrogar as múltiplas circunstâncias do que se conserva e do que se representa da resistência política, discutindo as relações entre essa representação e as comunidades que conferem significados às peças e aos espaços, assim como questionando o papel do museu no seu próprio tempo enquanto instrumento cultural, científico, pedagógico e também cívico.
O congresso pretende reunir comunicações que incidam sobre instituições museológicas situadas nos mais diversos contextos, do Museu Nacional Resistência e Liberdade (Portugal) ao Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (Chile), passando pelo Robben Island Museum (África do Sul). Estimulamos igualmente a apresentação de estudos de caso relativos a outros países europeus, sul-americanos e africanos, bem como de outros continentes.
>> 📎 Programa do congresso (PDF) <<
Convidamos, ainda, à apresentação de comunicações sobre outras formas culturais de patrimonialização da resistência política no século XX, tais como marcos históricos, toponímia, museus virtuais, sítios de internet, roteiros, festas e festivais, etc.
As propostas devem ter um título e um resumo entre 300 e 600 palavras; devem incluir ainda uma breve apresentação biográfica do proponente e ser enviadas para sofia.lisboa@campus.fcsh.unl.pt.
Prazo de submissão de propostas: 30 de Maio 7 de Junho de 2023.
>> Descarregar a chamada para comunicações (PDF) <<
Tempo
17 (Terça-feira) 9:30 am - 18 (Quarta-feira) 6:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Museu Nacional Resistência e Liberdade