julho, 2020

14jul6:00 pm8:30 pmModa, Cinema e GéneroEscola de Verão NOVA FCSH6:00 pm - 8:30 pm Tipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Ver mais

Detalhes do Evento

Curso integrado na edição 2020 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se pretende explorar as diferentes orientações metodológicas da fashion theory que contribuem para uma inclusão maior do vestuário nos estudos fílmicos. ONLINE

 

Moda, Cinema e Género

 

Docentes: Caterina Cucinotta (IHC), Cristina L. Duarte (CICS.NOVA) e Giulia Bonali

Datas e Horários: 6 a 17 de Julho | segunda a sexta-feira, das 18h00 às 20h30

Duração: 25h

Modalidade: online

 

Objectivos:

Tradicionalmente, a análise do vestuário nos estudos fílmicos tem sido orientada pela noção da moda como um mundo separado. No entanto, o vestuário é um objeto do qual não se pode prescindir para uma completa análise fílmica da obra cinematográfica. Ao longo deste curso, pretendemos explorar as diferentes orientações metodológicas da fashion theory que contribuem para uma inclusão maior do vestuário nos estudos filmicos. Mais concretamente através do percurso histórico da fashion theory, iremos aplicar esta metodologia a vários filmes e correntes cinematográficas, focando-nos na interação entre Cinema e Moda como uma contribuição para uma análise das materialidades do filme. “It is time to propose a different ‘model’ for the theorization of fashion, one that is able to account for the way fashion works as a fabric of the visual in a larger field of spatiovisual fabrications.” (G. Bruno, 2014: 40).

A flexibilidade das ‘práticas do vestir’ está ao nível daquela utilizada pelos atores sociais (no palco ou no ecrã). O desempenho de vários papéis faz parte da própria vida em sociedade, onde a linguagem do poder se liga à cultura visual e à política do corpo e sugere às mulheres que a transformação está ao seu alcance, de modo a tornarem-se numa imagem que lhes é proposta.

Apresentação de formas epistemológicas de estudar a moda e a representação de si, através do género, das masculinidades e feminilidades. É uma viagem teórica pelo cuidado e amor de si, e pelos temas da desigualdade, e da diferença.

 

Programa resumido:

  1. Familiarização com a bibliografia existente sobre figurino cinematográfico, suas conexões com a fashion theory e introdução às teorias escolhidas e aplicadas durante o curso;
  2. Compreensão e utilização das metodologias empregues na análise de filmes;
  3. Exposição de análises de filmes, por parte dos/as participantes;
  4. Os quadros teóricos a mobilizar quando estamos (de corpo inteiro) na investigação, a partir de «O género como espartilho».

 

Curso creditado pelo CCPFC para professores do Ensino Básico e Secundário (Grupos 240, 400 e 600).

 

🔗 Mais informações e inscrições

 

Cartaz do curso "Moda, Cinema e Género" da Escola de Verão da NOVA FCSH 2020

Tempo

(Terça-feira) 6:00 pm - 8:30 pm

Localização

Link a divulgar aos alunos e alunas

Organizador

X