fevereiro, 2023

16fev(fev 16)9:30 am17(fev 17)5:30 pmLugares e práticas historiográficasColóquio9:30 am - 5:30 pm (17) Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83 — 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Colóquio

Detalhe do cartaz do colóquio

Colóquio sobre as interseções nos campos da Educação, Património e Cultura Impressa e seus desdobramentos para a escrita da História.

Lugares e práticas historiográficas:
Educação, Património e Cultura Impressa

As interseções nos campos da Educação, Património e Cultura Impressa e seus desdobramentos para a escrita da História são o tema central do encontro que irá reunir educadoras/res, investigadoras/res, centros de pesquisa e organizações da cultura de Portugal, Brasil e Cabo Verde nos dias 16 e 17 de Fevereiro na Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa). Este I Colóquio Internacional Lugares e Práticas Historiográficas tem como objetivo aprofundar reflexões e sistematizar problemas e debates contemporâneos envolvendo o ensino da História, a construção material do conhecimento em língua portuguesa e seus interditos, os usos do passado colonial e os caminhos possíveis de produção e circulação de materiais escolares e didácticos, a partir do diálogo entre temporalidades e geografias conexas. “Memória e Mentira” é o tema da conferência de abertura a proferir pelo historiador Fernando Catroga (Universidade de Coimbra).

A programação estrutura-se em dois momentos. No primeiro dia (16/2), as/os autoras/es são convidados a discutir questões reunidas nos painéis: “Como ensinar o passado anti-colonial?”; “A circulação da cultura impressa: o que as experiências surpreendem nas bordas dos discursos e sínteses?”; “Usos do passado colonial: como as comemorações reescrevem a História?”. As/os comentadoras/es e o público são incentivadas/os a propor novos problemas e a colaborar para o desenvolvimento das reflexões apresentadas. Os resultados destes grupos de trabalho serão publicados em livro, seguindo a proposta de elaboração e de circulação pública do conhecimento.

No dia 17/2, será lançada a Rede Internacional de História das Pedagogias, Patrimónios Culturais e Materiais Didáticos em Língua Portuguesa, aberta à participação de educadoras/res, investigadoras/res, mediadores/as culturais e estudantes interessadas/os em contribuir para os mais diversificados espaços da Cultura e do Ensino em torno dos temas propostos e em permanente elaboração. Em correlação com os objetivos da Rede, será realizada a Conferência “A Representação da Europa nos ensinos Básico e Secundário cabo-verdianos”, pelo historiador Osvaldino Monteiro (Universidade de Cabo Verde).

Da parte da tarde, os manuais ou livros didácticos são o foco da mesa-redonda “A Historiografia escolar em diálogo: Portugal – Cabo Verde e Brasil”. O Colóquio encerra com a Conferência e debate do tema “Raça e racismo ‘na mais antiga nação da Europa’: Itinerários para o Estudo da História Pública e Escolar”, proferida pela socióloga Marta Araújo (Universidade de Coimbra).

>> 📎 Descarregar o programa completo (PDF) <<

>> 📎 Descarregar o livro de resumos (PDF) <<

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.
As inscrições estão abertas nas modalidades online e presencial.
Serão emitidos certificados de participação.

🔗 Inscrição via formulário: AQUI

Informações via email: hppcmdlp@gmail.com

🔗 Facebook

Cartaz do colóquio "Lugares e práticas historiográficas: Educação, Património e Cultura Impressa". 16 e 17 de Fevereiro na Biblioteca Nacional de Portugal. Informações e inscrições via hppcmdlp@gmail.com.

16 (Quinta-feira) 9:30 am - 17 (Sexta-feira) 5:30 pm

Biblioteca Nacional de Portugal