setembro, 2022

21set(set 21)11:00 am23(set 23)7:00 pmInterpretações do BrasilWorkshop de investigação11:00 am - 7:00 pm (23) Link dedicado na plataforma ZoomTipologia do Evento:Workshop

Texto: Interpretações do Brasil

Workshop que reúne investigadores dedicados ao estudo das interpretações do Brasil produzidas pela historiografia, pelas ciências sociais e pela produção cultural ao longo dos últimos dois séculos.

Interpretações do Brasil:
História da Historiografia Económica sobre o Brasil

O Workshop Anual de Investigação Interpretações do Brasil reúne investigadores do IHC e de universidades de diversos países e continentes que se dedicam ao estudo da História do Brasil, nomeadamente ao estudo das interpretações do Brasil produzidas pela historiografia, pelas ciências sociais e pela produção cultural ao longo dos últimos dois séculos. O workshop é realizado uma vez por ano e tem um tema e um parceiro organizador específico em cada edição. Em 2022, na primeira edição do workshop, o tema é a história da historiografia económica sobre o Brasil e a organização é partilhada com o Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.

A proposta desta primeira edição é discutir de maneira ampla e aberta diversos aspectos da história e da historiografia económica sobre o Brasil. Serão contemplados desde análises sobre como determinados temas económicos foram tratados por diferentes autores ao longo do tempo, passando por trabalhos dedicados a debater a vida e a obra de historiadores e economistas, e chegando a propostas inovadoras sobre como avançar nas investigações da história económica nos dias de hoje – isso sem esgotar as abordagens do evento.

Os organizadores convidam a comunidade académica a participar das discussões que acontecerão, via Zoom, entre os dias 21 e 23 de Setembro.

Palestrante convidado:

Rafael Marquese (Universidade de São Paulo, Brasil):  O café na historiografia econômica sobre o Brasil

>> 🔗 Link de acesso ao Zoom

>> 📎 Programa completo (PDF)

Cartaz do workshop "Interpretações do Brasil: História da Historiografia Económica sobre o Brasil". 21 a 23 de Setembro, via Zoom.

21 (Quarta-feira) 11:00 am - 23 (Sexta-feira) 7:00 pm

Link dedicado na plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade Federal Fluminense