dezembro, 2022

07dez2:00 pm6:00 pmHistórias Cruzadas do NeoliberalismoSeminário 2:00 pm - 6:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário

Seminário interdisciplinar que reúne contributos de quatro investigadores que se dedicam ao estudo do Neoliberalismo.

Histórias Cruzadas do Neoliberalismo

Este seminário interdisciplinar reúne contributos de quatro investigadores que se dedicam ao estudo do Neoliberalismo, entendido aqui como uma corrente intelectual formada em meados do século XX e cujo triunfo se revelaria determinante para a reconfiguração da economia política à escala global. Ao cruzar a análise de contextos nacionais diferentes, o seu propósito é sublinhar a natureza transnacional do Neoliberalismo, bem como a sua plasticidade face aos contextos e situações específicas em que foi chamado a intervir.

PROGRAMA (📎PDF)

O Clube da Esquerda Liberal na viragem dos Anos 80
Ricardo Noronha (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Medo, melancolia e histórias do neoliberalismo
João Rodrigues (CES — Universidade de Coimbra)

16H00
Discursos e práticas dos ministros da Fazenda no Brasil durante a ditadura militar (1964-1985)
Bruno Zorek (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Economia e economistas liberais durante a ditadura militar chilena de Augusto Pinochet (1975-1990)
Manuel Gárate Chateau (Instituto de Historia de la Universidad Católica de Chile)

Cartaz do seminário "Histórias Cruzadas do Neoliberalismo”. 7 de Dezembro, às 14 horas, na sala SE1 do Colégio Almada Negreiros. O fundo do cartaz é um xadrez abstracto em tons de azul.

(Quarta-feira) 2:00 pm - 6:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1