janeiro, 2023

25jan6:00 pm7:30 pmOs contemporaneístas espanhóis perante a Primeira República portuguesaSeminário6:00 pm - 7:30 pm Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83 — 1749-081 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do cartaz do seminário de história comparada “Os contemporaneístas espanhóis perante a Primeira República portuguesa ou o reconhecimento de uma dívida historiográfica”.

Seminário de História Comparada, sobre o método comparativo e o seu contributo para a compreensão dos processos históricos contemporâneos.

Seminário de História Comparada

Maria Concepción Marcos del Olmo (Universidade de Valladolid)

Resumo:
Partindo da escassa atenção que a história da Primeira República portuguesa tem recebido dos contemporaneístas espanhóis, M.ª Concepción Marcos del Olmo, professora de História Contemporânea na Universidade de Valladolid, centra a sua atenção nas diferentes formas de abordar este período, produzidas pela historiográfica luso-espanhola, passando depois a tratar das semelhanças e diferenças apresentadas pelos processos de laicização do Estado português (1911) e espanhol (1931-1933).

Sobre a oradora:
Maria Concepción Marcos del Olmo é Professora Titular de História Contemporânea da Universidade de Valladolid. Foi Coordenadora do curso de História entre 2014 e 2018 e diretora da revista Investigaciones Históricas (2012-2017). Investigadora Principal do Projeto I+D “Discursos y prácticas en torno a la religión en tiempos de radicalismo político: España 1820-1823; 1868-1874 y 1931-1936. Una perspectiva comparada” (HAR2017-88490-P).

Sobre o ciclo:
O seminário de História Comparada, organizado pelo grupo de investigação História Política Comparada do IHC — NOVA FCSH, propõe uma reflexão acerca do método comparativo e do seu contributo para uma compreensão inédita dos processos históricos contemporâneos. Cada sessão contempla a apresentação de uma investigação na qual é abordada uma problemática histórica marcante do século XX.

Cartaz do seminário de história comparada “Os contemporaneístas espanhóis perante a Primeira República portuguesa ou o reconhecimento de uma dívida historiográfica”, com Maria Concepción Marcos del Olmo. 25 de Janeiro de 2023, às horas, no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.

Imagem: O Seculo. Supplemento Illustrado, 15.º ano, n.º 703, 27 de abril de 1911, p.8

(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83 — 1749-081 Lisboa