fevereiro, 2026

13fev9:30 am4:30 pmFutebol, Classe e TerritórioSeminário9:30 am - 4:30 pm NOVA FCSH, Sala B301, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário “Futebol, Classe e Território: Perspectivas históricas e transformações sócio-espaciais”. Fotografia de um jogo de futebol a ser disputado num campo de terra batida em frente a um grande complexo industrial com silos, tubos e chaminés. Jogadores com uniformes vermelhos e brancos estão espalhados pelo campo. A fotografia foi captada em Alhandra por Paulo Catrica.

Ver mais

Detalhes do Evento

Seminário de investigação que pretende estabelecer um diálogo entre diferentes propostas temáticas e metodológicas que se ocupem do futebol de um ponto de vista sócio-histórico.

 

Futebol, Classe e Território:
Perspectivas históricas e transformações sócio-espaciais

 

O presente seminário de investigação pretende estabelecer o diálogo entre diferentes propostas temáticas e metodológicas que se ocupem do futebol de um ponto de vista sócio-histórico. Através de diferentes estudos de caso, interroga-se a vinculação dos clubes de futebol às dinâmicas sociais dos bairros e das cidades, visando compreender o impacto que estes exercem sobre o território. Partindo de diferentes eixos de análise, procura-se reconhecer o papel do associativismo desportivo na promoção de sociabilidades e na construção de identidades à escala local, regional e nacional.

 

Questões de partida:

  1. De que forma o recinto desportivo modela social e espacialmente o território onde este se inscreve?
  2. Como é que a prática do futebol contribuiu para a afirmação de valores de classe, pertença territorial e identidade colectiva em contextos operários?
  3. De que forma os clubes de futebol actuaram como instrumentos de construção de identidades locais e de coesão comunitária em contextos urbanos industrializados?

 

ENTRADA LIVRE

 

>> Programa do seminário (PDF) <<

 

Programa resumido:

 

9:30 – 10:00 | Abertura Oficial

10:00 – 11:00 | Conversa: Futebol, associativismo e culturas adeptas em contextos operários

11:00 – 12:00 | Painel 1: A inscrição do recinto desportivo nas dinâmicas do território

12:00 – 13:30 | Almoço

13:30 – 14:30 | Painel 2: Futebol e a Questão Nacional

14:30 – 16:00 | Mesa Redonda/ Painel de Debate: Futebol sem Classe(s)? Considerações para uma nova economia política do Futebol

16:00 – 16:30 | Encerramento

 

Cartaz do seminário “Futebol, Classe e Território: Perspectivas históricas e transformações sócio-espaciais”, com um layout em beige, vermelho e azul escuro. Na parte superior, o título diz “Seminário: Futebol, Classe e Território: Perspectivas históricas e transformações sócio-espaciais”. A imagem central mostra um jogo de futebol a ser disputado num campo de terra batida em frente a um grande complexo industrial com silos, tubos e chaminés. Jogadores com uniformes vermelhos e brancos estão espalhados pelo campo. A fotografia foi captada em Alhandra por Paulo Catrica. Na parte inferior esquerda, um bloco vermelho exibe a data “13 de Fevereiro de 2026”. À direita, o texto lista o horário e o local: “09:30–16:30, NOVA FCSH, Av. de Berna, Sala B301”, seguido de “Entrada livre”. Ao longo da borda inferior, estão vários logótipos institucionais e agradecimentos à entidade financiado, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Fotografia: Lfc264 — S. Alhandra vs Sanjoanense, Alhandra, 19 de Outubro de 2003 (© Paulo Catrica)

 

Tempo

(Sexta-feira) 9:30 am - 4:30 pm

Localização

NOVA FCSH, Sala B301

Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

X