maio, 2023

23mai10:30 am12:30 pmO que faz uma 'boa' fotografia?Oficina de História e Imagem10:30 am - 12:30 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Workshop

Fotografia de autoria de Camilo Leon-Quijano com o título “Rosário na vidraria da rua Santa Marta”, que mostra uma mulher dentro de uma drogaria. Ela está entre duas prateleiras cheias de objectos que se usam na cozinha.

Ver mais

Detalhes do Evento

Sessão aberta da Oficina de História e Imagem, em formato presencial, com uma apresentação de Camilo León-Quijano e Elisa Lopes da Silva.

 

O que faz uma ‘boa’ fotografia?
Narração multimodal e antropologia sensorial

 

Para esta sessão da Oficina de História e Imagem, vamos receber o fotógrafo e antropólogo Camilo León-Quijano (Centre Norbert Elias-CNRS) e a historiadora Elisa Lopes da Silva (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).

Esta sessão parte de uma reflexão sobre o lugar das imagens na investigação etnográfica para explorar a noção de “boas imagens” na antropologia. O fotógrafo e antropólogo Camilo León-Quijano tem produzido imagens para representar a experiência quotidiana de habitantes em Sarcelles (Paris, França), Medellin (Colômbia) e Lisboa. Partindo de uma análise fenomenológica, irá explorar o papel de práticas criativas e sensoriais na construção de narrativas etnográficas. Esta apresentação dará particular atenção às “boas imagens” produzidas no âmbito de uma investigação participativa (projecto COESO*: Collaborative Engagements in Societal Issues) sobre turismo e outras práticas quotidianas em Lisboa. Em conjunto com Elisa Lopes da Silva, também investigadora neste projecto, explorar-se-á a performatividade das imagens no âmbito das humanidades digitais, em particular o lugar da multimodalidade na construção do website que resultou da investigação COESO.

 

Apresentação de: 

Camilo León-Quijano é fotógrafo e antropólogo. É, atualmente, investigador de Pós-Doutoramento no projecto “COESO: Collaborative Engagements in Societal Issues” no Centre Norbert Elias-CNRS (Marselha). Com doutoramento na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris), a sua investigação explora as intersecções entre antropologia, estudos visuais e fotografia.

Elisa Lopes da Silva é historiadora integrada no Instituto História Contemporânea (NOVA FCSH / IN2PAST). Doutorou-se em História (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, 2020) e trabalha nas áreas da História Social e História do Estado. Ao abrigo do programa CEEC 2022, está a investigar as representações e as experiências dos sem-trabalho no século XX em Portugal. É membro do conselho editorial da revista Práticas da História: Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past. Até Março de 2023, foi investigadora de pós-doutoramento no projecto “COESO: Collaborative Engagements in Societal Issues”, no CRIA ISCTE.

Moderação de Paulo Catrica (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

 

Para mais informações e inscrições, contactar oficinahistoriaeimagem@gmail.com

 

* COESO has received funding from the EU Horizon 2020 Research and Innovation Programme (2014-2020) SwafS-27-2020 – Hands-on citizen science and frugal innovation, under Grant Agreement No.101006325

Imagem: Rosário na vidraria da rua Santa Marta. ©Camilo Leon-Quijano/COESO, 2022.

 

Tempo

(Terça-feira) 10:30 am - 12:30 pm

Localização

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e DocLisboa

X