maio, 2023

Detalhes do Evento
Sessão aberta da Oficina de História e Imagem, em formato presencial, com uma apresentação de Camilo León-Quijano e Elisa Lopes da Silva. O que faz
Ver mais
Detalhes do Evento
Sessão aberta da Oficina de História e Imagem, em formato presencial, com uma apresentação de Camilo León-Quijano e Elisa Lopes da Silva.
O que faz uma ‘boa’ fotografia?
Narração multimodal e antropologia sensorial
Para esta sessão da Oficina de História e Imagem, vamos receber o fotógrafo e antropólogo Camilo León-Quijano (Centre Norbert Elias-CNRS) e a historiadora Elisa Lopes da Silva (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).
Esta sessão parte de uma reflexão sobre o lugar das imagens na investigação etnográfica para explorar a noção de “boas imagens” na antropologia. O fotógrafo e antropólogo Camilo León-Quijano tem produzido imagens para representar a experiência quotidiana de habitantes em Sarcelles (Paris, França), Medellin (Colômbia) e Lisboa. Partindo de uma análise fenomenológica, irá explorar o papel de práticas criativas e sensoriais na construção de narrativas etnográficas. Esta apresentação dará particular atenção às “boas imagens” produzidas no âmbito de uma investigação participativa (projecto COESO*: Collaborative Engagements in Societal Issues) sobre turismo e outras práticas quotidianas em Lisboa. Em conjunto com Elisa Lopes da Silva, também investigadora neste projecto, explorar-se-á a performatividade das imagens no âmbito das humanidades digitais, em particular o lugar da multimodalidade na construção do website que resultou da investigação COESO.
Apresentação de:
Camilo León-Quijano é fotógrafo e antropólogo. É, atualmente, investigador de Pós-Doutoramento no projecto “COESO: Collaborative Engagements in Societal Issues” no Centre Norbert Elias-CNRS (Marselha). Com doutoramento na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS, Paris), a sua investigação explora as intersecções entre antropologia, estudos visuais e fotografia.
Elisa Lopes da Silva é historiadora integrada no Instituto História Contemporânea (NOVA FCSH / IN2PAST). Doutorou-se em História (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, 2020) e trabalha nas áreas da História Social e História do Estado. Ao abrigo do programa CEEC 2022, está a investigar as representações e as experiências dos sem-trabalho no século XX em Portugal. É membro do conselho editorial da revista Práticas da História: Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past. Até Março de 2023, foi investigadora de pós-doutoramento no projecto “COESO: Collaborative Engagements in Societal Issues”, no CRIA ISCTE.
Moderação de Paulo Catrica (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Para mais informações e inscrições, contactar oficinahistoriaeimagem@gmail.com
* COESO has received funding from the EU Horizon 2020 Research and Innovation Programme (2014-2020) SwafS-27-2020 – Hands-on citizen science and frugal innovation, under Grant Agreement No.101006325
Imagem: Rosário na vidraria da rua Santa Marta. ©Camilo Leon-Quijano/COESO, 2022.
Tempo
(Terça-feira) 10:30 am - 12:30 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e DocLisboa