dezembro, 2024

Detalhes do Evento
Inauguração da exposição acerca dos portugueses deportados para o III Reich e sujeitos a trabalhos forçados no sistema concentracionário nazi. Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich Nova
Ver mais
Detalhes do Evento
Inauguração da exposição acerca dos portugueses deportados para o III Reich e sujeitos a trabalhos forçados no sistema concentracionário nazi.
Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich
Nova exposição, no Museu do Neo-Realismo, com curadoria de Fernando Rosas, Ansgar Schaefer, António Carvalho, Cláudia Ninhos e Cristina Clímaco.
Durante a II Guerra Mundial (1939-1945), a Alemanha estabeleceu um brutal sistema de trabalho forçado que ajudou a suportar a sua economia de guerra. Ao longo destes anos, o regime nacional-socialista foi responsável pela deportação de milhões de civis estrangeiros dos países ocupados, os quais, a par dos prisioneiros de guerra e dos prisioneiros dos campos de concentração, foram utilizados como mão-de-obra escrava.
Apesar da neutralidade de Portugal durante a II Guerra Mundial, várias centenas de portugueses foram deportados, sobretudo a partir de França, para campos de concentração, prisões do regime, campos de prisioneiros de guerra ou forçados a trabalhar para os alemães, quer no interior do Reich, quer nos territórios ocupados. A presente exposição vem reavivar a memória, esquecida até um passado recente, destes portugueses e das suas histórias de vida, mostrando aspetos pouco conhecidos sobre estas vitimas do nazismo.
Estará patente até 4 de Maio de 2025.
ENTRADA LIVRE
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Várias instituições