novembro , 2022

23nov1:30 pm3:30 pmElas também estiveram láSeminário IHC GenLab1:30 pm - 3:30 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 217, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário do GenLab

Décimo-primeiro seminário do IHC GenLab — Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género. Com Joana Craveiro. [SESSÃO PRESENCIAL]

Seminário GenLab:
“Elas também estiveram lá (105′)”
Visionamento e discussão com a realizadora Joana Craveiro

O IHC GenLab, Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género visa a criação de um espaço interdisciplinar de intercâmbio e debate sobre História de género, sexualidades, família e trabalho, que conta com um encontro mensal. Cada sessão consistirá na análise e discussão de artigos de referência, bem como da apresentação de uma pesquisa em curso, a cargo dos investigadores e investigadoras do IHC — NOVA FCSH, convidados/as ou que tenham sido seleccionados/as por CFP.

Este laboratório tem como objectivo a promoção da discussão destas temáticas, assentes em diversas abordagens, sejam elas teóricas, metodológicas ou empíricas. Pretende-se estabelecer o diálogo entre diferentes investigadores e investigadoras, investigações e distintas áreas disciplinares e contribuir para o estudo, reflexão crítica e divulgação dos diversos temas. O laboratório terá uma periodicidade mensal e será aberto à comunidade académica e público em geral que queira participar nas discussões sobre este tema.

Apresentação:

“Elas também estiveram lá”, o filme de estreia de Joana Craveiro na realização, é um documentário poético sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos, como a ditadura portuguesa de 1926-1974, ou o processo revolucionário de 1974-75. Combinando histórias de vida, fotografias e documentos originais, o filme reencena essas vidas invisíveis e culmina com uma cena filmada numa pequena sala de cinema, que se acredita ter sido usada pelos censores durante a ditadura portuguesa.

Joana Craveiro é dramaturga, encenadora, actriz, professora e antropóloga. É directora artística do Teatro do Vestido e investigadora integrada no IHC.

Inscrições: genlab@fcsh.unl.pt

Call for papers:

Aberta permanentemente.

Convidam-se as investigadoras e os investigadores cujas investigações se relacionem com Estudos de Género a apresentarem as suas propostas de comunicação. Para tal, deverão enviar nome do proponente, título, resumo (até 300 palavras), 3 a 5 palavras-chave e uma pequena nota biográfica (50 palavras) acompanhada da afiliação institucional para: genlab@fcsh.unl.pt.

Cartaz do seminário do GenLab "Elas também estiveram lá", com Joana Craveiro. 23 de Novembro às 13 horas e 30, na sala 217 do Colégio Almada Negreiros

(Quarta-feira) 1:30 pm - 3:30 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 217

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa