novembro , 2022

13nov2:45 pm4:00 pmA Dança da Vida e a Vida da DançaApresentação do livro2:45 pm - 4:00 pm Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Rua Padre Benjamin Salgado — 4760-412 Vila Nova de FamalicãoTipologia do Evento:Apresentação

Convite para a apresentação do livro

Ver mais

Detalhes do Evento

O livro de Isabel Baltazar e Eduardo Azevedo Couto vai ler apresentado na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, com apresentação de José Lima e Nuno José Corte-Real Correia Alves.

 

A Dança da Vida e a Vida da Dança

 

Do prefácio de Manuel Sérgio:
A Dança da Vida e a Vida da Dança, um magnífico livro da autoria da Professora Doutora Isabel Baltasar, é um trabalho interdisciplinar, de uma estudiosa de indesmentível seriedade, tentando aplicar a ética desportiva à dança desportiva. “Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, ou seja, aquele que conhece a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido, a virtude e o vício (…). O sujeito ético ou moral deverá preencher as condições seguintes; ser consciente de si e dos outros (…); ser dotado de vontade (…); ser responsável, isto é, reconhecer-se como autor da ação e avaliar os efeitos e consequências dela, sobre si e sobre os outros; ser livre (…). O campo ético é portanto constituído por dois pólos, internamente relacionados: o agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas” ( Marilena Chauí, “Convite à Filosofia”, Editora Ática, S. Paulo, 1999, pp. 337/338)”.

Do prefácio de José Lima:
Ao mergulharmos na presente obra, a primeira nota que nos toca é a sensação do “inesperado”. Associar a temática da dança à ética não é uma tarefa linear nem imediata. Ficamos, por isso, curiosos para saber onde irá “desaguar” a presente obra. Ora, ao lermos “Dança é vida e a vida é dança” o estranho, entranha-se, e esta ligação entre a dança e a ética é feita de forma interessante pelos seus autores, Eduardo Couto e Isabel Baltazar. Esta última, é embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto, e ao longo da existência do mesmo, tem sido uma excelente colaborada, e disseminadora da ética desportiva, com o seu saber e entusiasmo únicos. Saúdo, também, a Federação Portuguesa de Dança Desportiva que patrocina, e presente, de forma clara, neste livro. Pois, as federações desportivas, através do seu estatuto de utilidade pública têm de ser arautos da promoção da ética e dos valores no desporto, eis aqui uma excelente forma, de interligar uma modalidade desportiva com a ética.

 

Tempo

(Domingo) 2:45 pm - 4:00 pm

Localização

Escola Secundária Camilo Castelo Branco

Rua Padre Benjamin Salgado — 4760-412 Vila Nova de Famalicão

Organizador

Edições Afrontamento, Instituto Português do Desporto e Juventude e Federação Portuguesa de Dança Desportiva

X