outubro, 2022

Detalhes do Evento
Sessão aberta da Oficina de História e Imagem, em formato híbrido, com uma apresentação de Alberto Berzosa. Crítica Ecológica e Cultura Visual em Portugal após
Ver mais
Detalhes do Evento
Sessão aberta da Oficina de História e Imagem, em formato híbrido, com uma apresentação de Alberto Berzosa.
Crítica Ecológica e Cultura Visual em Portugal após a Revolução
Alberto Berzosa é membro do projecto de investigação “Estética Fósil” acolhido pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC, Madrid). Nesta oficina da Oficina de História e Imagem, apresentará os resultados de uma investigação recente nas colecções do Arquivo Nacional de Imagem em Movimento (ANIM) sobre cinema ecologista a partir da Revolução de 1974.
Durante o último ano, em Espanha, Berzosa tem vindo a investigar as colecções da rede estatal de arquivos cinematográficos, procurando documentos relacionados com o movimento ambiental desde 1975 até ao presente. O resultado tem sido rico em informação sobre que tipo de filmes ecologistas que são preservados nos arquivos públicos, que temas os filmes abordam, a partir de que abordagens políticas e estéticas, como lá chegaram e quais são as condições de acesso aos mesmos.
Através da investigação nas colecções ANIM, foi possível estudar a situação dos materiais audiovisuais do movimento ambiental também em Portugal, o que permite desenvolver um estudo comparativo sobre o património audiovisual ambiental a nível peninsular.
Durante a apresentação, que será realizada em espanhol, serão exibidos alguns dos documentos e filmes estudados.
Apresentação de: Alberto Berzosa (CSIC)
Moderação de: Lee Douglas (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Para mais informações e inscrições, contactar oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Imagem: Capa de A Urtiga n°1, 1978 (Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal).
Tempo
(Quarta-feira) 10:30 am - 12:30 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e DocLisboa