outubro, 2023
Detalhes do Evento
A nona obra da colecção Contemporânea, da Imprensa de História Contemporânea, da autoria de Ricardo Andrade, vai ser lançada em Lisboa, na
Ver mais
Detalhes do Evento
A nona obra da colecção Contemporânea, da Imprensa de História Contemporânea, da autoria de Ricardo Andrade, vai ser lançada em Lisboa, na Livraria Tigre de Papel.
Ar de Rock. O Boom do Rock em Portugal do Início da Década de 1980
O livro será apresentado por Miguel Almeida (INET-md) e Luís Trindade (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).
Sobre o livro:
Canções como Chico Fininho, de Rui Veloso e a Banda Sonora, e Cavalos de Corrida, do grupo UHF, constituíram os primeiros êxitos do «boom do rock português», expressão referente ao primeiro momento de grande sucesso comercial de repertório rock gravado e publicado em Portugal. No início da década de 1980, o «rock português» foi fulcral na consolidação de uma identidade juvenil «moderna» e cosmopolita crescentemente identificada com hábitos e estilos de vida provindos do universo cultural anglo-americano. A intensificação da aposta editorial neste repertório motivou o aparecimento de novos grupos, produtores fonográficos, empresas de som e de agenciamento de artistas, assim como a reconfiguração das características de várias bandas que procuraram alinhar-se com o fenómeno, inclusive no crescente recurso à língua portuguesa, aspecto até então frequentemente desprezado no âmbito do rock. Neste livro, são analisadas as principais transformações ocorridas nas práticas do rock em Portugal durante a segunda metade da década de 1970 e inícios da década de 1980, contemplando a articulação entre as várias indústrias ligadas à música e o papel dos seus agentes enquanto participantes activos na configuração da actividade dos grupos e dos seus respectivos repertórios.
Sobre o autor:
Ricardo Andrade é doutorado em Etnomusicologia pela NOVA FCSH e investigador do Instituto de Etnomusicologia — Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md). Tem desenvolvido investigação sobre diversos tópicos relacionados com o universo da música popular em Portugal. É membro da direcção da Associação Lopes-Graça, da direcção da Associação José Afonso, da comissão executiva do Observatório da Canção de Protesto e curador do espólio de José Mário Branco depositado no Centro de Estudos e Documentação José Mário Branco — Música e Liberdade.
Tempo
(Sexta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm
Organizador
Imprensa de História Contemporânea e Livraria Tigre de Papel