março, 2023

Detalhe do cartaz da conferência

Quarta sessão do terceiro ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Rodrigo Teodoro de Paula.

3º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”

Integrado ao património cultural eborense, os sinos da cidade de Évora foram responsáveis, desde tempos remotos, por ordenar o tempo, comunicar publicamente variadas notícias, alegrar as festividades, garantir a protecção espiritual, alertar para as intempéries, invasões e incêndios, chorar os mortos, regular o trabalho, entre outras funções. Nota-se que o quotidiano da cidade era marcado pela presença constante dos sons desses instrumentos, sons estes organizados através de um complexo sistema de códigos sonoros accionados, desde as diversas torres, por sineiros e sineiras e reconhecidos por seus habitantes. Para além das referências relacionadas a essas práticas, identificadas em relações de épocas, em documentos burocráticos, entre outras fontes históricas, é a partir das publicações de Gabriel Pereira (1901), de José Joaquim D´Ascensão Valdez (1911), e de Túlio Espanca (1966) que podemos identificar as primeiras iniciativas de registo patrimonial dos sinos de Évora. Entretanto, à falta de maiores estudos sobre essa temática, nas décadas seguintes, pretendemos apresentar, na presente conferência, algumas acções atuais que têm contribuído para o estudo histórico da prática sineira na cidade, as possibilidades de revitalização patrimonial de seus sinos, assim como a recuperação dos toques manuais.

Sobre o orador:

Rodrigo Teodoro de Paula é Doutor em Ciências Musicais – Musicologia Histórica, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Licenciado em Direcção de Orquestra pela Universidade Federal de Minas Gerais, é também mestre em Estudo das Práticas Musicais – Música e Sociedade, pela mesma instituição, e mestre em Interpretación de la Musica Antigua pela Escola Superior de Música da Catalunya / Universitat Autónoma de Barcelona. Actualmente, é professor convidado pelo Departamento de Música da Universidade do Minho, Investigador na Fundação Casa de Bragança e membro integrante do CESEM (pólo Universidade de Évora). Os seus interesses contemplam a área dos Sound Studies, Soundscape e do Património Sineiro Português, tendo diversas publicações e acções científicas e culturais sobre esses temas.

🔗 Acesso Zoom à conferência

Cartaz da conferência "Altissonantes vozes de bronze: memória e dinamização do património sineiro eborense", com Rodrigo Teodoro de Paula. 21 de Março de 2023, às 18 horas, via Zoom. Conferência integrada no terceiro Ciclo Internacional de Vídeoconferências "Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras". Organização de Ana Cristina Martins, Maria Alejandra Pupio e Manina Rieznik.

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Link dedicado na plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évra, Universidad Nacional del Sur e Universidad Nacional de Quilmes