fevereiro, 2024

Imagem ilustrativa do quinto Ciclo Internacional de Vídeoconferências

Primeira sessão do quinto ciclo de conferências que cruza a Ciência e Tecnologia com as Artes e Letras. Com Milene Gil.

5º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”

Conversaremos sobre a importância e o alcance prático de investigações em Ciências do Património através do caso de estudo das pinturas murais da Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, da autoria de Almada Negreiros. Conhecer para (melhor) conservar é um dos objetivos do projeto ALMADA e uma das etapas fundamentais prévias a qualquer intervenção de conservação e restauro. Nesta apresentação, dá-se a conhecer a problemática, as campanhas realizadas, os resultados das análises in loco, e laboratoriais em curso, alertas e preocupações que estão a ser partilhados com a equipa de conservação e restauro para traçar a melhor estratégia de intervenção promovida pela WMF-Portugal.

Sobre a oradora:
Milene Gil
é antes de tudo uma apaixonada por pintura mural. É Investigadora Auxiliar e membro integrado do Laboratório Hercules, do Laboratório Associado IN2PAST e da Cátedra CityUMacau em Património Sustentável da Universidade de Évora. Possui Licenciatura em Conservação e Restauro, Doutoramento em Teoria, Histórica e Técnicas da Produção Artística; Pós-graduação, e Pós-Doutoramento, em Ciências do Património. Possui mais de 25 anos de experiência na área da Pintura Mural em Portugal e no estrangeiro. Milene é a coordenadora do projeto ALMADA (PTDC/ART-HIS/1370/2020), vencedor do prémio EUROPA NOSTRA 2023 na categoria de sensibilização e interacção com o público.

🔗 Acesso Zoom à conferência

Cartaz da conferência “A Importância e o Alcance Prático das Investigações em Património para a Conservação e Restauro: O Caso de Estudo das Pinturas Murais da Gare da Rocha do Conde de Óbidos, Lisboa", com Milene Gil. 20 de Fevereiro de 2024, às 18 horas, via Zoom. Conferência integrada no quinto Ciclo Internacional de Vídeoconferências "Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras". Organização de Ana Cristina Martins, Alicia Iglesias Cumplido e Cecilia Simón. O cartaz inclui uma foto a preto e branco de murais de Almada Negreiros na Gare da Rocha do Conde de Óbidos, Lisboa, com andaimes à sua frente e duas pessoas no topo dos andaimes.

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Link dedicado na plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Universidad de Sevilla e Instituto de Humanidades — Universidad Nacional del Sur