março, 2020

12mar5:00 pm7:00 pmA mulher e a Educação na frente de Tete [POSTPONED]Research seminar5:00 pm - 7:00 pm NOVA FCSH, Almada Negreiros College, Room 306, NOVA's Campolide Campus — 1099-085 LisbonTipologia do Evento:Cycle,Seminar

Ver mais

Detalhes do Evento

[POSTPONED date tba] Second session of the research seminar of the group on Comparative Political History. With Nheleth Mambirisse, about the role of women in Mozambique’s liberation war.

 

A mulher e a Educação na frente de Tete (1964-1974)

 

Nesta tese apresentamos a contribuição da mulher na luta armada de libertação de Moçambique, no sector da Educação na frente de Tete, que decorreu de 25 de Setembro de 1964 a 7 de Setembro de 1974. Nesta luta as mulheres desempenharam papel preponderante ao lado do homem para o alcance da independência nacional que foi proclamada a 25 de Junho de 1975 pelo então presidente Samora Moisés Machel. As mulheres foram importantes como mobilizadoras e educadoras políticas do povo e dos guerrilheiros nos campos de batalha e nos centros educacionais, ensinando crianças, jovens e adultos nas zonas libertadas pela Frente de libertação de Moçambique (FRELIMO) movimento nacionalista moçambicano, que lutou contra a dominação colonial.
As mulheres na frente de Tete dedicaram-se à educação nos infantários onde encontrávamos crianças órfãs de pais vítimas da luta armada de libertação de Moçambique, e filhos dos guerrilheiros vivos que se encontravam nos campos de batalha; Nos centros pilotos, educavam homens, mulheres e crianças, para tal, eram selecionadas aquelas que tinham algum conhecimento em relação às outras. Desde cedo a FRELIMO definiu a educação como prioridade na luta armada de libertação nacional, assim como definiu a participação da mulher na mesma, desempenhando dentre várias actividades a de educadora e nesse período não se fala apenas de educação “formal” que era basicamente ler e escrever mas incluía a “educação natural” instrução militar, o canto e a dança. O facto de muitas mulheres não terem concluído o nível primário, não constituía limitação para ensinar.

 

Oradora: Nheleth Mambirisse (Universidade Pedagógica de Maputo)
Docente da Universidade Pedagógica de Maputo; Doutoranda em História de África Contemporânea; Mestre em Ciência Política e Estudos Africanos.

 

Comentadora: Olga Iglésias (IHC — NOVA FCSH)
Professora de História, reformada. Investigadora integrada no grupo de História Política Comparada no IHC — NOVA FCSH e colaboradora no CEsA/CSG/ISEG-Lisboa.

 

Cartaz e resumo do seminário "A mulher e a Educação na frente de Tete (1964-1974)"

Tempo

(Quinta-feira) 5:00 pm - 7:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Almada Negreiros College, Room 306

NOVA's Campolide Campus — 1099-085 Lisbon

Organizador

Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon

X