outubro, 2018

31out6:00 pm8:00 pmMaternidades em Lisboa nos Sécs. XIX e XXNovos Estudos e Novos Olhares Sobre a Cidade - II Cycle of Lectures6:00 pm - 8:00 pm Lisbon Museum - Pimenta Palace, Campo Grande, 245 - 1700-091 LisboaTipologia do Evento:Lecture

Ver mais

Detalhes do Evento

Eighth lecture of the cycle organised by Daniel Alves (IHC) and Rosa Maria Fina (CLEPUL), hosted by the Lisbon Museum.

 

II Ciclo de Conferências
“Novos estudos & Novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril”

 

Maternidades em Lisboa nos Sécs. XIX e XX
[Maternities in Lisbon in the 19th and 20th centuries]

Virgínia Baptista (IHC – NOVA FCSH)

 

Sobre a conferência:
O objectivo desta conferência é debater quem eram as parturientes que recorriam às maternidades de Lisboa, entre 1899 e 1943. Estes marcos cronológicos referem-se aos anos em que começámos e finalizámos as pesquisas nos livros de inscrição das parturientes na Enfermaria de Santa Bárbara, do Hospital de S. José, e na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.
Pretendemos responder a três questões principais: i) Qual a visão política e social das épocas sobre as mulheres das classes populares? ii) Que cuidados de saúde existiram para as parturientes das classes populares e para os recém-nascidos? iii) Quais os sistemas de protecção social vigentes para as mulheres, entre finais do século XIX e a década de 40 do século XX, quando tinham os seus partos nas maternidades?
Com base em diferentes fontes primárias, concluímos que as mulheres estigmatizadas pelos atestados de pobreza tiveram acesso à assistência social gratuita, nas maternidades, enquanto as mulheres trabalhadoras, que descontavam, acederam à previdência social, através do mutualismo ou dos empregadores.

Ref.: Baptista, Virgínia Rosário. “Os partos e as maternidades em Portugal (1889-1943) – os casos nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra,” Revista de História Regional 21 (2016): 364-388. [🔗 PDF]

 

Sobre a convidada:
Virgínia Baptista é Investigadora Integrada do IHC – NOVA FCSH e Investigadora Associada do CMRI-UA.
É pós-doutoranda no IHC – NOVA FCSH a desenvolver o tema “Mulheres Trabalhadoras, Saúde e Medicina em Portugal (1900-1976)”.
Mestre e Doutora em História Moderna e Contemporânea, na especialidade História Económica e Social, pelo ISCTE-IUL e Licenciada em História, Ramo de Formação Educacional, pela FLUL.
Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2008-2012, Bolseira do Programa Erasmus, no Centre Pierre Léon ‒ Université Lumière Lyon 2, Setembro de 1995, e Bolseira do Projecto Erasmus, na Università degli Studi di Pisa, 1988.
A tese de doutoramento “Protecção e Direitos das Mulheres Trabalhadoras em Portugal ‒ As Origens do Estado-Providência (1880-1943)”, Lisboa, ICS, 2016, recebeu o Prémio Silva Leal 2014 e o Prémio Maria Lamas, 2016. A tese de mestrado “As Mulheres no Mercado de Trabalho em Portugal: Representações e Quotidianos (1890-1940)”, CIDM, 1999, foi publicada no âmbito do Prémio Mulher Investigação Carolina Michäelis de Vasconcelos 1998.
Tem investigado sobre as áreas do Trabalho feminino, Mutualismo, Estado Providência, Saúde e Medicina.
Tem publicado em revistas nacionais e estrangeiras, destacando dois artigos: “Legislation and Working Women in Portugal-Since the End of Nineteenth Century to the 1940s”, Journal of Business and Economics, Volume 5, Number 9, September 2014, ISSN 2155-7950, pp. 1558-1567; “Women in the Portuguese Labour Market (1890- 1940)”, in Bock, Gisela e Cova, Anne, (sous la dir.), Écrire l’Histoire des Femmes en Europe du Sud, XIXe-XXe siècles”, Oeiras, Celta Editora, 2003, pp.149-153.

 

Cartaz da conferência "Maternidades em Lisboa nos sécs. XIX e XX"

 

ENTRADA LIVRE

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

Tempo

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Localização

Lisbon Museum - Pimenta Palace

Campo Grande, 245 - 1700-091 Lisboa

Organizador

Institute of Contemporary History - NOVA FCSH, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, and Lisbon Museum

X