julho, 2025

17jul6:30 pm8:00 pmLibertação e Guerra FriaBook launch6:30 pm - 8:00 pm Livraria Tigre de PapelTipologia do Evento:Launch

Convite para o lançamento do livro “Libertação e Guerra Fria. A União Soviética e o Colapso do Império Português em África (1961-1975)”, de Natalia Telepneva. 17 de Julho, às 18 horas e 30 minutos, na livraria Tigre de Papel (Rua de Arroios, 25, Lisboa). Com Giulia Strippoli, Rui Lopes e a autora. O convite inclui a capa do livro, que é ilustrada por uma foto de Amílcar Cabral e outro homem negro, ladeados por um militar soviético, com uma enorme coroa de flores na mão, em frente a um edifício soviético.

Ver mais

Detalhes do Evento

Launch of the third book of the series Trânsitos of the Imprensa de História Contemporânea, authored by Natalia Telpneva.

 

Libertação e Guerra Fria
A União Soviética e o Colapso do Império Português em África (1961-1975)

 

O livro será lançado, com a presença da autora, Natalia Telpneva, e apresentação por Giulia StrippoliRui Lopes.

 

Sobre o livro:
Este livro estuda os revolucionários africanos que lideraram lutas armadas em três colónias portuguesas — Angola, Moçambique e Guiné-Bissau — e as suas ligações a Moscovo, Praga, Berlim Oriental e Sófia. Ao reconstruir uma história multidimensional que se concentra tanto no impacto da União Soviética no fim do Império Português em África como no efeito das lutas anti-coloniais na União Soviética, Natalia Telepneva preenche uma importante lacuna na história dos movimentos anti-coloniais e das rivalidades da Guerra Fria na África Subsariana. Com base em fontes arquivísticas recentemente disponibilizadas na Rússia e na Europa Oriental e num conjunto de entrevistas, a autora enfatiza a agência dos líderes da libertação africana através das suas relações com membros de nível médio da burocracia soviética. Reinterpretação inovadora das relações forjadas entre os revolucionários africanos e os países do Pacto de Varsóvia, Libertação e Guerra Fria: A União Soviética e o colapso do império português em África (1961-1975) é uma contribuição fundamental para os debates sobre as políticas em jogo no Sul Global durante a Guerra Fria.

 

Sobre a autora:
Natalia Telpneva é professora de História Internacional na Universidade de Strathclyde (Glasgow). Os seus interesses de investigação incluem a história da União Soviética e da Guerra Fria e a história do socialismo, especialmente em África. Presentemente trabalha sobre as relações militares soviéticas com o continente africano.

 

Tempo

(Quinta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm

Localização

Livraria Tigre de Papel

Organizador

IHC Press and Tigre de Papel Bookstore

X