março, 2025

22mar4:00 pm5:00 pmDireitas Velhas, Direitas NovasBook presentation4:00 pm - 5:00 pm Museum of Neo-Realism, Rua Alves Redol, 44 — 2600-095 Vila Franca de XiraTipologia do Evento:Presentation

Cartaz da apresentação do livro “Direitas Velhas, Direitas Novas”, de Fernando Rosas, publicado pela Tinta da China. Sábado, 22 de Março de 2025, às 16 horas no Auditório do Museu do Neo-Realismo. Sessão realizada no âmbito da exposição “Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do Terceiro Reich”, patente no piso 1 do Museu. Moderação de António Carvalho. O cartaz inclui uma fotografia do livro.

Ver mais

Detalhes do Evento

Fernando Rosas‘ book will be presented in Vila Franca de Xira, at the Museum of Neo-Realism, with moderation by António Carvalho.

 

Direitas Velhas, Direitas Novas

 

Este é um livro sobre a história das ideias políticas. Mais concretamente, sobre a história das ideias da extrema‑direita na Europa ocidental do pós‑Segunda Guerra Mundial. Como sobreviveram, se adaptaram ou se transformaram após a derrota dos fascismos — o seu cânone ideológico — em 1945.

Em Direitas Velhas, Direitas Novas, o historiador Fernando Rosas analisa a evolução das organizações da extrema‑direita herdeiras do fascismo paradigmático das décadas de 1930 e 1940, nos seus contextos históricos, económico‑sociais, políticos e culturais. Assim podemos compreender as permanências e as mudanças, as divisões e as reunificações, os anos de marginalidade e recuo, e os períodos — sempre inesperados — de reemergência. E podemos, finalmente, responder à questão controversa e por demais actual sobre a natureza, as origens e os perigos da extrema‑direita emergente.

Nos momentos cruciais de crise, de regressão e de decadência das instituições e das referências ideológicas, as direitas velhas e as novas extremas‑direitas reencontram‑se ciclicamente para salvaguardar privilégios e impor pela força as soluções a que a resistência política e social faz frente.

 

A sessão conta com a presença do autor e moderação de António Carvalho, co-curador da exposição Resistir! Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich, patente no piso 1 do Museu do Neo-Realismo.

 

 

Mais informações sobre o livro

 

Tempo

(Sábado) 4:00 pm - 5:00 pm

Localização

Museum of Neo-Realism

Rua Alves Redol, 44 — 2600-095 Vila Franca de Xira

Organizador

Museum of Neo-Realismmuseuneorrealismo@cm-vfxira.pt Rua Alves Redol, 45 — 2600-099 Vila Franca de Xira

X