novembro , 2022

25nov9:30 am5:00 pmMinas, Tecnologias e Educação: ConvergênciasMeeting9:30 am - 5:00 pm Mina de São Domingos — 7750-312 MértolaTipologia do Evento:Conference

Detalhe do cartaz da 9ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos: “Minas, tecnologias e educação: convergências”.

Ver mais

Detalhes do Evento

Ninth edition of the meeting dedicated to the history of the São Domingos Mine, in Mértola, focused on the relationship between science, technology, society, and environment.

 

 

Minas, tecnologias e educação: convergências
9ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos

 

 

A Jornada Interdisciplinar é dedicada à história da Mina de São Domingos, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e a sua aplicação num contexto educativo/museológico.

O enquadramento do tema (e das comunicações) é o seguinte:
Durante cerca de um século, uma povoação originada pela exploração mineira vivenciou de forma diferenciada o encontro de culturas de dois países – Portugal e Inglaterra – e os avanços tecnológicos da época, que foram aplicados nas infraestruturas e na própria extração e processamento das pirites: a Mina de São Domingos. Com o fim da exploração mineira, ficaram a nu, um passivo ambiental, cuja resolução constitui um desafio atual, e um património diversificado, que importa preservar. É sobre a história desta povoação mineira em particular, entre outras situadas ao longo da Faixa Piritosa Ibérica, que se pretende cruzar as visões de especialistas em áreas como a antropologia, a arqueologia, a biologia, a geologia, a história, a história da ciência, a química, a sociologia e o urbanismo, com ênfase para um debate centrado nas questões científicas, tecnológicas e ambientais, um contributo disponível para todos os que se interessam pelo tema e que pensamos de especial utilidade para profissionais de ensino e dos serviços educativos, na sua atuação com as comunidades.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 24 de Novembro para o email fserraomartins@gmail.com ou via telefone 286 647 534.

 

 

>> Programa completo (📎 PDF) <<

 

Programa resumido:

 

9h30 – Recepção e sessão de abertura

10h00 – Sessão de comunicações: Património mineiro e industrial como objeto de estudo: educação formal e informal

12h30 – Interrupção para almoço

14h30 – Sessão de comunicações: Património Mineiro e Sociedade

16h30 – Sessão de encerramento

 

Cartaz e programa da 9ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos: “Minas, tecnologias e educação: convergências”. 25 de Novembro de 2022 no Edifício Musical das Minas de São Domingos, Mértola. Inscrições gratuitas até 24 de Novembro para o email fserraomartins@gmail.com ou telefone 286 647 534.

 

Tempo

(Sexta-feira) 9:30 am - 5:00 pm

Localização

Edifício Musical at São Domingos Mine

Mina de São Domingos — 7750-312 Mértola

Organizador

Institute of Contemporary History — University of Évora, Mértola City Council, Serrão Martins Foundation, and LNEG

X