março, 2024

05mar6:00 pm7:30 pmO projecto Cister.HorLecture6:00 pm - 7:30 pm Dedicated Zoom linkTipologia do Evento:Cycle,Lecture

Imagem ilustrativa do quinto Ciclo Internacional de Vídeoconferências

Ver mais

Detalhes do Evento

Second lecture of the fifth cycle that crosses Science and Technology with Arts and Humanities. With Catarina Miguel.

 

O projecto Cister.Hor
e a história da cor azul nos códices litúrgicos dos primórdios do scriptorium de Alcobaça
5º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”

 

Os manuscritos iluminados são testemunhos extraordinários da arte e da cultura medievais. Com a sua produção no período medieval essencialmente restrita aos scriptoria de mosteiros e conventos, estas obras tornam-se impressões digitais importantes da actividade económica destas instituições. Fundado em 1152/3 como o 53º mosteiro afiliado de Clairvaux (França), o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o mais importante centro cistercience português de produção de manuscritos iluminados.
Esta apresentação centra-se na abordagem interdisciplinar seguida no estudo de um conjunto extraordinário de 11 manuscritos iluminados medievais, no âmbito do qual as análises litúrgicas, codicológicas e materiais permitiram estudar, do ponto de vista cronológico, a introdução do pigmento azurite no scriptorium de Alcobaça, contribuindo não só para a sua redatação precisa, como caracterizar em termos de data e forma a entrada do pigmento azurite neste sciptorium, contribuindo para um maior conhecimento da excepcionalidade do funcionamento daquele que é o mais importante scriptorium medieval português. Para além destes resultados, será dada a conhecer a metodologia seguida pela equipa interdisciplinar do projecto “Cistercian Horizons – Studying and Characterizing a Medieval Scriptorium and its Production: Alcobaça, dialogues between local identities and liturgical uniformity” (PTDC/ART-HIS/29522/2017), no âmbito do qual decorreu esta investigação.

 

Sobre a oradora:
Catarina Miguel
é licenciada em Engenharia Química pelos Instituto Superior Técnico e doutorada em Ciências da Conservação pela Universidade NOVA de Lisboa. É Investigadora integrada do Laboratório HERCULES — Universidade de Évora, membro da Cátedra City University of Macau em Património Sustentável, do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) e do China-Portugal Joint Laboratory of Cultural Heritage Conservation Science (CP-LCHCS). Trabalha na área das Ciências do Património com ênfase em Química Analítica – análise espectroscópica. O seu trabalho de investigação tem-se centrado no estudo dos materiais utilizados para produzir manuscritos iluminados do período Medieval e Renascentista.

 

🔗 Acesso Zoom à conferência

 

Cartaz da conferência “O projecto Cister.Hor e a história da cor azul nos códices litúrgicos dos primórdios do scriptorium de Alcobaça", com Catarina Miguel. 5 de Março de 2024, às 18 horas, via Zoom. Conferência integrada no quinto Ciclo Internacional de Vídeoconferências "Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras". Organização de Ana Cristina Martins, Alicia Iglesias Cumplido e Cecilia Simón. O cartaz inclui uma foto de uma mulher de bata branca, luvas brancas e máscara azul a fotografar, com um equipamento especializado, um manuscrito iluminado.

 

Tempo

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Dedicated Zoom link

Organizador

Institute of Contemporary History — University of Évora, Universidad de Sevilla, and Instituto de Humanidades — Universidad Nacional del Sur

X