março, 2024
![Imagem ilustrativa do quinto Ciclo Internacional de Vídeoconferências](https://ihc.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/2024/02/2024-02-20_Importancia-Alcance_960x400.jpg)
Detalhes do Evento
Second lecture of the fifth cycle that crosses Science and Technology with Arts and Humanities. With Catarina Miguel. O projecto Cister.Hor e
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Detalhes do Evento
Second lecture of the fifth cycle that crosses Science and Technology with Arts and Humanities. With Catarina Miguel.
O projecto Cister.Hor
e a história da cor azul nos códices litúrgicos dos primórdios do scriptorium de Alcobaça
5º Ciclo internacional de videoconferências
“Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”
Os manuscritos iluminados são testemunhos extraordinários da arte e da cultura medievais. Com a sua produção no período medieval essencialmente restrita aos scriptoria de mosteiros e conventos, estas obras tornam-se impressões digitais importantes da actividade económica destas instituições. Fundado em 1152/3 como o 53º mosteiro afiliado de Clairvaux (França), o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o mais importante centro cistercience português de produção de manuscritos iluminados.
Esta apresentação centra-se na abordagem interdisciplinar seguida no estudo de um conjunto extraordinário de 11 manuscritos iluminados medievais, no âmbito do qual as análises litúrgicas, codicológicas e materiais permitiram estudar, do ponto de vista cronológico, a introdução do pigmento azurite no scriptorium de Alcobaça, contribuindo não só para a sua redatação precisa, como caracterizar em termos de data e forma a entrada do pigmento azurite neste sciptorium, contribuindo para um maior conhecimento da excepcionalidade do funcionamento daquele que é o mais importante scriptorium medieval português. Para além destes resultados, será dada a conhecer a metodologia seguida pela equipa interdisciplinar do projecto “Cistercian Horizons – Studying and Characterizing a Medieval Scriptorium and its Production: Alcobaça, dialogues between local identities and liturgical uniformity” (PTDC/ART-HIS/29522/2017), no âmbito do qual decorreu esta investigação.
Sobre a oradora:
Catarina Miguel é licenciada em Engenharia Química pelos Instituto Superior Técnico e doutorada em Ciências da Conservação pela Universidade NOVA de Lisboa. É Investigadora integrada do Laboratório HERCULES — Universidade de Évora, membro da Cátedra City University of Macau em Património Sustentável, do Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território (IN2PAST) e do China-Portugal Joint Laboratory of Cultural Heritage Conservation Science (CP-LCHCS). Trabalha na área das Ciências do Património com ênfase em Química Analítica – análise espectroscópica. O seu trabalho de investigação tem-se centrado no estudo dos materiais utilizados para produzir manuscritos iluminados do período Medieval e Renascentista.
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Localização
Dedicated Zoom link
Organizador
Institute of Contemporary History — University of Évora, Universidad de Sevilla, and Instituto de Humanidades — Universidad Nacional del Sur