Fechado o ciclo de concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento promovidos pela FCT, o IHC congratula-se com a notícias do acolhimento de cinco novos bolseiros e bolseiras cujas candidaturas foram bem sucedidas em três concursos diferentes.
No Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento para PALOP + Timor Leste, uma parceria entre o antigo MCTES e o MNE, foram atribuídas duas bolsas a Mário Vaz Almeida e Samira Miranda, ambos provenientes de Cabo-Verde. Mário Vaz Almeida, através do programa de Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações da NOVA FCSH, vai estudar a relação entre o cinema português e cabo-verdiano, criando um itinerário desde o passado sócio-histórico dos primeiros filmes documentários e experiências de ficção cinematográfica em Cabo-Verde até à actualidade social, cultural e artística de ambos os países em foco. Já Samira Miranda, estudante de Doutoramento em História na NOVA FCSH, tem como objectivo estudar a ligação entre os remanescentes materiais da escravatura em Cabo Verde e as políticas que memória que a eles foram consagradas a partir de 1960, examinando também as narrativas contemporâneas implicadas nos processos de construção da memória pública.
Na edição 2024 do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento, na Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico, Maria Figueira e Manuel Conceição viram os seus projectos aprovados. Por seu lado, o projecto de Tomás Marques foi aprovado no âmbito da Linha de Candidatura Geral. Maria Figueira, que vai desenvolver o seu projecto com acolhimento do IN2PAST e do Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, tem como objectivo explorar as ligações entre a história colonial portuguesa e a história das colecções etnográficas de museus do Centro de Portugal. A Maria encontra-se já a cursar o Doutoramento em História e Filosofia da Ciência na Universidade de Évora e a participar no projecto TRANSMAT. Manuel Conceição, também aluno na Universidade de Évora, mas no Doutoramento em História, focar-se-á na história social das elites políticas da Covilhã no século XX. Terá como instituições de acolhimento o IN2PAST, o Arquivo Municipal da Covilhã e o Arquivo da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã. Por fim, Tomás Marques, aluno do Doutoramento em História na NOVA FCSH, vai desenvolver um projecto em torno de uma história comparativa de vários centros comerciais em Lisboa (Amoreiras, Colombo e Vasco da Gama), procurado estudar as transformações culturais que moldaram processos políticos nacionais como a integração europeia ou o “cavaquismo”.
Outras notícias
-
O projecto exploratório FILMASPORA foi financiado pela FCT
-
O IHC congratula-se com a notícias do acolhimento de novos bolseiros e bolseiras.
-
O IHC tem-se destacado na investigação acerca de Amílcar Cabral
Pesquisa
Oportunidades
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Setembro 2024
Notícias
FCT financia novo projecto de Catarina Laranjeiro
Out 4, 2024
O projecto exploratório FILMASPORA foi financiado pela FCT
Centenário de Amílcar Cabral e o IHC
Set 11, 2024
O IHC tem-se destacado na investigação acerca de Amílcar Cabral
“Habitar Siza” culmina com exposição na Trienal de Arquitectura de Lisboa
Set 9, 2024
A exposição “Habitar Siza: a arquitectura por quem lá mora” é inaugurada a 10 de Setembro