Cláudia Ninhos recebe financiamento para estudar o Holocausto na imprensa ibérica
Set 25, 2025 | Notícias

A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS — A imprensa, o Holocausto e o anti-semitismo nos media ibéricos (1933-1946), coordenado por Cláudia Ninhos, que assegura, assim, a continuidade dos seus estudos sobre o Holocausto.
O objectivo do projecto é fazer uma análise abrangente da cobertura jornalística do Holocausto em Portugal e Espanha, numa perspetiva transnacional e comparada. Abarca o período, entre 1933 (chegada de Hitler ao poder) e 1946 (fim dos Julgamentos de Nuremberga). Deste modo, pretende compreender o nível de informação que tinham os cidadãos portugueses e espanhóis, bem como as posições dos jornalistas ibéricos face à perseguição nazi aos judeus e ao Holocausto.
Além de Cláudia Ninhos, fazem parte da equipa multidisciplinar do projecto: Ansgar Schaefer (também do IHC), Celiana Azevedo (ICNOVA), Fernando Clara (IELT — NOVA FCSH), Marta Simó (Universitat Autònoma de Barcelona), Paula Ochôa (CHAM — NOVA FCSH) e Santiago López Rodríguez (Uppsala Centre for Holocaust and Genocide Studies). Giuseppe Motta (Università La Sapienza di Roma) e Martina Bitunjac (Moses Mendelssohn Center for European-Jewish Studies) são os consultores do projecto.
Com um orçamento próximo dos 60 mil euros, o projecto terá a duração de 18 meses.
Outras notícias
-
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
Pesquisa
Oportunidades
Bolsa de Investigação Pós-Doutoral — CATTLE IN MOTION
Prazo: 18 Fevereiro 2026
Notícias
Víctor Barros e Pedro Cardim coordenam programa ‘Crioulidades e o Atlântico’
Fev 6, 2026
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro
Ana Cristina Martins na Academia Internacional da Cultura Portuguesa
Jan 26, 2026
Vai tomar posse como como Académica de Número
Proença-a-Nova é o primeiro parceiro do programa ‘O Governo de Todos Nós’
Jan 23, 2026
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado